UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS PADRÃO MEC NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ: O QUE DIZEM ESTUDANTES E PROFESSORES

Céuli Mariano Jorge

Resumo


O artigo resulta de uma pesquisa realizada em 2014, em escolas estaduais do Paraná que receberam laboratórios padrão MEC de biologia, química, física e matemática, enviados pelo Governo Federal. O objetivo foi avaliar a utilização desses laboratórios, comparar com os dados obtidos na pesquisa realizada em 2013 e discutir elementos contributivos para a melhoria da efetivação das aulas práticas. Contemplou 3.969 estudantes e 397 professores do Ensino Médio, em 127 escolas, situados em 79 municípios. Teve como suporte teórico as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as quais apontam a pesquisa como princípio pedagógico e a importância em despertar a curiosidade científica nos estudantes. Priorizou uma análise qualitativa a partir dos dados quantitativos obtidos por meio de formulário respondido pelos estudantes e professores. Os dados mostram que as escolas apresentam laboratórios bem estruturados, em espaço apropriado, porém, as aulas práticas não estão sendo realizadas, e quando se realizam, não estimulam o interesse pela investigação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes. A análise fornece elementos para discutir os fatores que interferem na efetivação e qualidade das aulas práticas.


Palavras-chave


Laboratório. Aulas práticas. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41369

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br