A POLÍTICA COMO MOVIMENTO INDUTOR DO TRABALHO COLETIVO NAS ESCOLAS: O PROCESSO SINGULAR DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 11.738/2008 NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Autores

  • Waldirene Sawozuk Bellardo UFPR
  • Douglas Danilo Dittrich UFPR
  • Maíra Gallotti Frantz

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.39779

Palavras-chave:

Educação, Política, Lei do Piso, Hora-atividade.

Resumo

O pressuposto subjacente à construção deste trabalho acentua a capacidade do ente federado municipal em responder de modo singular às demandas inscritas na agenda nacional a partir das lacunas que circunscrevem o campo das políticas públicas e potencializam as disputas pelos distintos significados que assumem a produção das soluções para o problema posto na agenda. Nesse ínterim, intenta-se explicitar o modo peculiar de resposta dada pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba à demanda nacional de ampliação do tempo destinado à hora-atividade - prevista na Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso). Aspecto indelével na análise deste trabalho diz respeito ao princípio da simultaneidade existente entre os distintos lócus de produção e significação das políticas. Destarte, a despeito dos movimentos contrários, dos obstáculos e das contradições próprias da movimentação política, o município de Curitiba elaborou um novo projeto de organização escolar, o qual potencializou pedagogicamente os preceitos legais da Lei Federal do Piso Nacional no que tange à hora-atividade, ressignificando a Permanência e induzindo o trabalho coletivo no interior das escolas. Este movimento político de reinterpretação e ressignificação da demanda local frente a uma determinada política nacional, foi analisado e sistematizado neste trabalho a partir dos pressupostos teóricos da Abordagem Sequencial. Palavras-chave: Política. Poder. Hora-atividade. Hora permanência. Trabalho coletivo. Lei do Piso Salarial Nacional. 

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Bellardo, W. S., Dittrich, D. D., & Frantz, M. G. (2016). A POLÍTICA COMO MOVIMENTO INDUTOR DO TRABALHO COLETIVO NAS ESCOLAS: O PROCESSO SINGULAR DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 11.738/2008 NO MUNICÍPIO DE CURITIBA. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.39779

Edição

Seção

Artigos