Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão da Educação Básica: produções discentes dos programas de pós-graduação em educação da região Sul (2000-2010)

Nalu Farenzena, Caroline Cristiane Cardoso

Resumo


O objetivo do texto é apresentar um panorama da produção acadêmica discente sobre gestão da educação e políticas educacionais na educação básica dos programas de pós-graduação em educação da região sul do Brasil, considerando o período 2001-2010. Antecedendo a apresentação do panorama, é contemplada uma síntese de alguns estudos sobre a produção acadêmica na mesma área. A produção é categorizada a partir dos seguintes recortes: tipo de pesquisa (tese ou dissertação); por instituição; grandes temáticas que foram objeto de estudo; detalhadas conforme o território a que se referem. Verificou-se uma produção crescente na área, concentrada na categoria temática políticas públicas, com predominância do foco no território município.


Palavras-chave


Políticas públicas de educação; Gestão da educação; Pesquisa em política educacional; Pesquisa em educação região sul

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v8i15.39190

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br