A Gestão Educacional: Reflexões, Complexidades e Desafios.

Autores

  • André Stein Silveira Centro Universitário La Salle - Canoas-RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.34314

Palavras-chave:

educacional, ambientes de educação, educador e gestor

Resumo

O texto discorre sobre os desafios na gestão educacional fazendo reflexões sobre o difícil papel do gestor e a complexa relação entre os diversos atores envolvidos no processo educacional. Compara a gestão das organizações de educação com a gestão empresarial mas apresenta os elementos e particularidades do serviço educacional, principalmente pelo fato da escola ser uma instituição de influência e transformação da sociedade local. Discute a necessidade que as empresas estão tendo pela carência de mão de obra capacitada, o que as obriga em criar mecanismos como a chamada "educação corporativa" preenchendo uma lacuna que diz respeito ao mundo educacional. O texto encerra a discussão refletindo sobre a difícil transição do educador para o gestor, o que exige dos profissionais um investimento de longo prazo no seu próprio capital intelectual até ser reconhecido como autoridade científica naquele campo em que atua.

Biografia do Autor

André Stein Silveira, Centro Universitário La Salle - Canoas-RS

Doutor em Educação pela PUCRS, Mestre em Economia (UFRGS), Especializações em Economia Empresarial (UFRGS)  e Marketing (ESPM), Economista pela PUCRS. Atua como  Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu no Unilasalle e professor na Graduação com as disciplinas de Pesquisa Mercadológica, Gestão de Pessoas e Fundamentos de Gestão.

Downloads

Como Citar

Silveira, A. S. (2013). A Gestão Educacional: Reflexões, Complexidades e Desafios. Jornal De Políticas Educacionais, 7(14). https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.34314

Edição

Seção

Artigos