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PARA ALÉM DA TRÓICA GANDINIANA: uma análise das concepções de planejamento educacional

Jhonatan Uelson Pereira Sousa

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da produção teórica de autores que escreveram sobre planejamento educacional em obras selecionadas. Apresentamos uma crítica à classificação das concepções de planejamento educacional existente. Propomos uma nova forma de organização a partir dos critérios de posicionamento frente ao modo de produção capitalista e posicionamento quanto ao papel atribuído à educação. A análise foi embasada no método inerente a produção marxiana e a tradição marxista. Identificamos concepções reformistas e progressistas quanto ao primeiro critério e concepções produtivistas, utilitaristas e autonomistas quanto ao segundo critério. Concluímos que é necessário romper com as concepções prevalentes e construir outra concepção de planejamento educacional que possa contribuir para uma educação pública, estatal, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Palavras-chave


Planejamento educacional; Concepções Teóricas; Modo de Produção Capitalista; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v7i13.28500