PARA ALÉM DA TRÓICA GANDINIANA: uma análise das concepções de planejamento educacional
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da produção teórica de autores que escreveram sobre planejamento educacional em obras selecionadas. Apresentamos uma crítica à classificação das concepções de planejamento educacional existente. Propomos uma nova forma de organização a partir dos critérios de posicionamento frente ao modo de produção capitalista e posicionamento quanto ao papel atribuído à educação. A análise foi embasada no método inerente a produção marxiana e a tradição marxista. Identificamos concepções reformistas e progressistas quanto ao primeiro critério e concepções produtivistas, utilitaristas e autonomistas quanto ao segundo critério. Concluímos que é necessário romper com as concepções prevalentes e construir outra concepção de planejamento educacional que possa contribuir para uma educação pública, estatal, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.
Palavras-chave
Planejamento educacional; Concepções Teóricas; Modo de Produção Capitalista; Educação
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v7i13.28500