PARA ALÉM DA TRÓICA GANDINIANA: uma análise das concepções de planejamento educacional

Autores

  • Jhonatan Uelson Pereira Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v7i13.28500

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Concepções Teóricas, Modo de Produção Capitalista, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produção teórica de autores que escreveram sobre planejamento educacional em obras selecionadas. Apresentamos uma crítica à classificação das concepções de planejamento educacional existente. Propomos uma nova forma de organização a partir dos critérios de posicionamento frente ao modo de produção capitalista e posicionamento quanto ao papel atribuído à educação. A análise foi embasada no método inerente a produção marxiana e a tradição marxista. Identificamos concepções reformistas e progressistas quanto ao primeiro critério e concepções produtivistas, utilitaristas e autonomistas quanto ao segundo critério. Concluímos que é necessário romper com as concepções prevalentes e construir outra concepção de planejamento educacional que possa contribuir para uma educação pública, estatal, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor da rede pública estadual, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA e membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

Downloads

Como Citar

Pereira Sousa, J. U. (2013). PARA ALÉM DA TRÓICA GANDINIANA: uma análise das concepções de planejamento educacional. Jornal De Políticas Educacionais, 7(13). https://doi.org/10.5380/jpe.v7i13.28500

Edição

Seção

Artigos