Políticas de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito

Autores

  • Bianca Cristina Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v5i9.25172

Palavras-chave:

Políticas de educação infantil, Direito à educação infantil, Educação Infantil de qualidade.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir sobre os desafios à concretização do direito de todas as crianças brasileiras, de zero a seis anos, a uma educação infantil de qualidade. Analisando o período entre 1997 e 2010, com o intuito de evidenciar como se apresentam as políticas para a educação infantil no país. Apesar de constatarmos certo reconhecimento quanto ao valor dessa etapa educacional na letra da lei, e em documentos oficiais produzidos no âmbito do MEC, defronta-se também com a aprovação de outras normativas legais, bem como com a adoção de programas voltados à educação infantil que, objetivamente, impedem a expansão de vagas com a devida melhoria da qualidade, especialmente no que se refere às creches. 

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Publicado

2011-11-29

Como Citar

Corrêa, B. C. (2011). Políticas de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito. Jornal De Políticas Educacionais, 5(9). https://doi.org/10.5380/jpe.v5i9.25172

Edição

Seção

Artigos