Avaliação de sistema e políticas educacionais: uma análise dos resultados do SAEB do Paraná

Ednéia Consolin Poli

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb no período de 1995/2005 do Estado do Paraná. Estes resultados serão discutidos, considerando as características sócio-econômicas que refletem nas condições de oferta e qualidade do ensino público do Paraná. Argumenta-se que essa política de avaliação foi gerada como parte de uma política de regulação no contexto do Estado Avaliador. O objetivo principal desta pesquisa está centrado na análise das relações determinantes entre política educacional e resultados da avaliação de sistema. Finalmente, propomos questões para a reflexão sobre os resultados do Saeb e as políticas públicas de educação.

Palavras-chave


Avaliação de Sistema; Política Educacional; Saeb

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20534

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

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