A Política Municipal de Inclusão de Crianças com Deficiência na Educação Infantil no Município de Dourados, MS.

Natacya Munarini Otero, Marilda Moraes Garcia Bruno

Resumo


Este trabalho teve por objetivo conhecer a formulação de políticas públicas de educação especial e o seu impacto sobre a prática educativa para a inclusão de crianças com deficiência nos Centros de Educação infantil do Município de Dourados, Ms. Para tanto, buscou-se confrontar os documentos nacionais e locais, as leis,Diretrizes e resoluções para a implementação da educação inclusiva. Utilizou-se da entrevista semi-estruturada com gestores da política central e escolar para compreender a cultura institucional e, a percepção dos gestores sobre as políticas públicas de educação inclusiva; conhecer como as diretrizes, normas, programas e projetos políticos pedagógicos são elaborados; quais as representações sociais, fundamentos e práticas utilizadas na elaboração e implementação da política de inclusão. Essas análises permitiram apontar alguns caminhos para a inclusão: a necessidade de maior articulação entre os diferentes níveis de gestão educacional; efetivação do atendimento educacional especializado em turno contrário ao escolar; o apoio pedagógico especializado deve se efetivar com o trabalho articulado entre a equipe de educação especialensino regular e, não com a retirada da criança da sala de aula para estimulação paralela; incentivar a participação de professores e pais na elaboração do projeto político pedagógico e nas tomadas de decisões sobre a modificação da escola.

Palavras-chave


Public Policies; Early Childhood Education; Inclusion Practices; Políticas Públicas; educação infantil; práticas de inclusão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15029

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br