Ensino Superior no Brasil: cenário, avanços e contradições

Alexandre de Paula Franco

Resumo


Este trabalho apresenta um breve conjunto de reflexões que apontam elementos constituintes da educação superior no Brasil nas últimas duas décadas, considerando principalmente o contexto da organização e estrutura do ensino superior no país, apreciando suas mudanças históricas, a identificação do perfil dos alunosingressantes nesta etapa da educação e a relação com o panorama da educação básica. a proposta é realizar e possibilitar uma visãopanorâmica sobre os avanços e os desafios que estão colocados diante da sociedade, quando se trata de ensino superior no Brasil.

Palavras-chave


Higher Education; Educational quality; Democratization; Profile of the student body; Ensino Superior; Qualidade educacional; Democratização; Perfil discente

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15028

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

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