Open Journal Systems

A Graduação na Pesquisa em Educação (Anped 1996-2003)

Clara Brener Mindal

Resumo


neste artigo apresentamos resultados de pesquisa (do tipo documental bibliográfica) desenvolvida entre 2003 e 2006, cujo objetivo foi realizar um mapeamento dos aspectos abordados nos estudos sobre a graduação nos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – anPEd – no período entre 1996 e 2003. Foram analisados 163 trabalhos e os dados coletados foram comparados com análises da produção científica brasileira sobre ensino superior. os resultados mostram pesquisa em ascensão mais ainda incipiente em relação a outros temasveiculados na anPEd; ênfase maior ao estudo de cursos, disciplinas, processos de ensinoaprendizagem e outros temas ligados aos cursos de licenciatura, em especial pedagogia e matemática. alguns aspectos são pouco ou nada estudados, entre eles, o de pesquisa sobre os alunos de graduação, o da qualidade e condições de trabalho dos professores.

Palavras-chave


ensino superior, produção acadêmica; ANPEd; Higher Education; Academic production

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15025