A Graduação na Pesquisa em Educação (Anped 1996-2003)

Clara Brener Mindal

Resumo


neste artigo apresentamos resultados de pesquisa (do tipo documental bibliográfica) desenvolvida entre 2003 e 2006, cujo objetivo foi realizar um mapeamento dos aspectos abordados nos estudos sobre a graduação nos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – anPEd – no período entre 1996 e 2003. Foram analisados 163 trabalhos e os dados coletados foram comparados com análises da produção científica brasileira sobre ensino superior. os resultados mostram pesquisa em ascensão mais ainda incipiente em relação a outros temasveiculados na anPEd; ênfase maior ao estudo de cursos, disciplinas, processos de ensinoaprendizagem e outros temas ligados aos cursos de licenciatura, em especial pedagogia e matemática. alguns aspectos são pouco ou nada estudados, entre eles, o de pesquisa sobre os alunos de graduação, o da qualidade e condições de trabalho dos professores.

Palavras-chave


ensino superior, produção acadêmica; ANPEd; Higher Education; Academic production

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15025

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

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