A Graduação na Pesquisa em Educação (Anped 1996-2003)

Autores

  • Clara Brener Mindal Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15025

Palavras-chave:

ensino superior, produção acadêmica, ANPEd, Higher Education, Academic production

Resumo

neste artigo apresentamos resultados de pesquisa (do tipo documental bibliográfica) desenvolvida entre 2003 e 2006, cujo objetivo foi realizar um mapeamento dos aspectos abordados nos estudos sobre a graduação nos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – anPEd – no período entre 1996 e 2003. Foram analisados 163 trabalhos e os dados coletados foram comparados com análises da produção científica brasileira sobre ensino superior. os resultados mostram pesquisa em ascensão mais ainda incipiente em relação a outros temasveiculados na anPEd; ênfase maior ao estudo de cursos, disciplinas, processos de ensinoaprendizagem e outros temas ligados aos cursos de licenciatura, em especial pedagogia e matemática. alguns aspectos são pouco ou nada estudados, entre eles, o de pesquisa sobre os alunos de graduação, o da qualidade e condições de trabalho dos professores.

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Como Citar

Mindal, C. B. (2008). A Graduação na Pesquisa em Educação (Anped 1996-2003). Jornal De Políticas Educacionais, 2(4). https://doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15025

Edição

Seção

Artigos