O Papel da Universidade Pública hoje: Concepção e Função
Resumo
o artigo analisa a concepção e a função da universidade pública na atualidade reafirmando uma perspectiva de valorização e preservação do espaço público, espaço este laico, gratuito e de qualidade. Para isto problematiza o processo de expansão predominantemente privado das instituições de ensino superior e,no tocante à universidade pública problematiza as condições em que a expansão tem se dado e as conseqüências deste processo para a qualidade do ensino. reflete ainda sobre os desafios do trabalho intelectual e da produção do conhecimento num contexto de intensificação geral do ritmo de trabalho e ênfase exageradaem produtos.
Palavras-chave
Ensino Superior; Universidade Pública; Expansão do Ensino Superior; Higher Education; Public University; Higher Education Expansion
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v2i4.15023
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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
Publicado por el Núcleo de Política Educativa (NuPE) y por la línea de investigación en Políticas Educativas del Programa de Posgrado en Educación (PPGE / UFPR), de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).
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