A política presente na Reforma do Ensino Médio no Estado do Paraná: algumas reflexões sobre o PROEM

Ana Lorena Bruel

Resumo


Este artigo busca apresentar algumas reflexões acerca da direção política e pedagógica dareforma do ensino médio no Estado do Paraná implantada pelo Programa Expansão, Melhoria e Inovaçãono Ensino Médio do Paraná – PROEM, no período de 1998 a 2002, em convênio de cooperação técnicacom o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. A reflexão a respeito da Reforma será analisadasob três enfoques: o conteúdo dos documentos oficiais que estabeleceram o programa, o impacto de suaimplementação sobre as matrículas no Ensino Médio e sobre o seu financiamento, tomando comoreferência os dados do período anterior e posterior à implantação das medidas relacionadas à reforma doEnsino Médio no Estado.

Palavras-chave


Ensino Médio; Reforma Educacional; matrículas no Ensino Médio regular; School; Educational Reform; High School registrations

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v1i1.12940

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

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