SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA

Autores

  • Danilo Celso Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v7i2.27041

Palavras-chave:

patrimônio cultural, identidade, lugar, espaço concebido e vivido, São Luiz do Paraitinga.

Resumo

Esse artigo pretende abordar questões referentes a uma nova abordagem teórico-metodológica sobre o tema do patrimônio cultural no âmbito da ciência geográfica. Na atualidade as discussões acerca do patrimônio cultural estão cada vez mais centradas nas questões da identidade e é na escala do lugar que ela se estabelece, sendo esta uma categoria concreta de análise do espaço geográfico. É no lugar que se guarda o significado e as dimensões do movimento da história, passível de ser apreendida pela memória decorrente da acumulação dos tempos, natureza transformada pela prática social, acumulando cultura que se insere em um espaço e tempo. Elegemos como estudo de caso o conjunto urbano de São Luiz do Paraitinga (SP), destacando as características do seu espaço concebido que nos remetem ao urbanismo ilustrado português que fizeram deste conjunto um exemplar paradigmático no sul e no sudeste do Brasil, o que justificou o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN em 2010, ressaltando que o mesmo é acautelado pelo CONDEPHAAT desde 1982, sendo o seu maior conjunto urbano tombado. Procuramos entender como este espaço concebido é apropriado pela população local como espaço vivido, lugar de ver e ser visto e das mais diversas manifestações culturais, o patrimônio imaterial.

Biografia do Autor

Danilo Celso Pereira, Universidade de São Paulo

Geógrafo pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2011), atualmente faz parte do programa de Pós-graduação em Geografia Humana da mesma faculdade. Integra o grupo de pesquisa do CNPq Planejamento e Monitoramento de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Florestal do Estado de São Paulo no tema Conservação da natureza e diversidade sociocultural . Tem desenvolvido pesquisas em Geografia com enfoque nos temas que envolvem o patrimônio cultural brasileiro, com destaque para as questões de identidade e memória coletiva, além de educação patrimonial e da gestão patrimonial.

Publicado

2012-12-23

Como Citar

Pereira, D. C. (2012). SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP: UM ESPAÇO CONCEBIDO/APROPRIADO COMO LUGAR DA VIDA. REVISTA GEOGRAFAR, 7(2). https://doi.org/10.5380/geografar.v7i2.27041

Edição

Seção

Artigos