REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL EM DILERMANDO DE AGUIAR/RS: O PAPEL DA AGRICULTURA FAMILIAR NA PRODUÇÃO DE SOJA E ARROZ

Autores/as

  • Paloma Tavares Saccol UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v14i1.62210

Palabras clave:

Agricultura familiar, Dilermando de Aguiar, Reorganização espacial, Desenvolvimento local/regional.

Resumen

A estrutura fundiária baseada na agricultura familiar pode ser considerada como uma as riquezas que um município ou uma região podem ter. Desse modo, o estudo tem como problema analisar a produção familiar, baseada nas lavouras de soja e arroz como agentes articuladores do espaço rural de Dilermando de Aguiar. Justifica-se a realização desta pesquisa devido a sua relevância social para o planejamento do espaço rural do município em análise, uma vez que, busca-se fornecer subsídios aos órgãos gestores municipais, para que de posse destas informações possam elaborar alternativas que visem dinamizar o espaço produtivo e contribuir para o desenvolvimento local/rural. Tem-se como objetivo geral analisar a agricultura familiar de Dilermando de Aguiar, através das produções agrícolas de soja e arroz, e consequentemente, sua reorganização espacial. Os objetivos específicos buscaram-se: a) caracterizar as lavouras de soja e arroz  desenvolvidas pelos pequenos produtores para a geração de renda e b) verificar de que forma ocorre a participação da EMATER e da Secretaria Municipal de Agricultura na execução das políticas públicas locais. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada em etapas. Primeiramente utilizou-se o referencial teórico para definir os conceitos da temática em questão. Paralelamente, elaboram-se levantamentos em fontes secundárias, por meio da coleta de dados. Posteriormente, realizou-se o trabalho de campo, com intuito de observar in loco a questão em estudo. Nessa perspectiva, aliando os conceitos teóricos aos dados coletados e à observação in loco, foi possível interpretar e analisar a estrutura da agricultura familiar em Dilermando de Aguiar. As considerações finais partem da reflexão da caracterização da agricultura familiar enquanto alternativa de reprodução social e econômica das famílias que cultivam as produções agrícola de soja e arroz. Este trabalho permitiu entender a importância que essas produções têm para o desenvolvimento local, potencializando os diversos nichos de mercados locais e regionais.

Biografía del autor/a

Paloma Tavares Saccol, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Formada pela UFSM em Geografia Bacharelado, mestre em Geografia pela UFSM, integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA).

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/ Imaculada Conceição - FIC- Santa Maria (1981); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982); Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1983); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1986) e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1997). Atualmente é professora Titular no Departamento de Geociências/UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura Plena e no Programa de Pós - graduação em Geografia da UFSM orientado mestrado e doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Regionais e Agrários, NERA - UFSM. Coordenadora do Curso de Geografia Licenciatura- EAD. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Regional, atuando principalmente nos seguintes linhas: Organização do Espaço, Região e Regionalização, Geografia Cultural, Desenvolvimento local/regional e Geografia Agrária.

Publicado

2019-08-26

Cómo citar

Saccol, P. T., & Bezzi, M. L. (2019). REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL EM DILERMANDO DE AGUIAR/RS: O PAPEL DA AGRICULTURA FAMILIAR NA PRODUÇÃO DE SOJA E ARROZ. REVISTA GEOGRAFAR, 14(1), 149–169. https://doi.org/10.5380/geografar.v14i1.62210

Número

Sección

Artigos