DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PARARI-PB: UMA ANÁLISE POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO

Authors

  • Glauciene Justino Ferreira da Silva UFPB
  • Nadjacleia Vilar Almeida CCAE/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v10i2.37285

Keywords:

cobertura da terra, NDVI, caatinga, Semiárido

Abstract

A exploração não sustentada da cobertura vegetal, dos recursos hídricos e do solo em uma região traz sérias implicações à manutenção do equilíbrio ambiental. Em regiões semiáridas, por exemplo, a degradação das terras provoca o assoreamento dos rios, interfere nas propriedades físico-químicas dos solos e afeta a biodiversidade, modificando a paisagem. Para o monitoramento mais eficiente das alterações e o planejamento adequado no combate à destruição do bioma Caatinga é necessário o monitoramento da degradação. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo quantificar a degradação da cobertura vegetal no município de Pararí-PB, fornecendo subsídios para analisar e caracterizar a dinâmica da vegetação de caatinga existente na área. Foram utilizados como suporte metodológico o Sensoriamento Remoto, o SIG e técnicas de análise espacial.  A quantificação da cobertura das terras mostrou que a classe solo exposto em 1988 e 1999 representava, respectivamente, 89,54% e 80,59% da área total do município. Em detrimento da vegetação densa que em todo período representou os menores percentuais em relação à área de estudo. O NDVI variou de -1 e 0,40, sendo influenciado pela resposta da vegetação a precipitação nos meses considerados chuvosos e secos, o que afetou significativamente a resposta desse índice para a área em estudo. Devido ao desmatamento, as áreas mais degradadas no município, apresentam solos com alto nível de desgaste que impossibilita o desenvolvimento da vegetação de caatinga densa, a umidade proporcionada pela precipitação não altera a paisagem das áreas degradadas.

Author Biographies

Glauciene Justino Ferreira da Silva, UFPB

Possui graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2010). Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido pela UEPB (2013). Mestranda do programa de pós graduação em Geografia (UFPB). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: SIG para análise ambiental, Geoprocessamento e banco de dados geográficos no planejamento urbano. Atualmente realiza pesquisas sobre desertificação e o uso do Sensoriamento Remoto em análises ambientais no Semiárido paraibano.

Nadjacleia Vilar Almeida, CCAE/UFPB

Professora adjunta do curso de Ecologia da Universidade Federal da Paraíba. 
Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2002/2003). Atualmente é professora adjunta do curso de Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (Campus IV), coordenadora do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento e membro da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase na Análise Geoambeintal, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, geoprocessamento, degradação ambiental, expansão urbana e ordenamento e planejamento geoambiental.

Published

2016-05-17

How to Cite

Silva, G. J. F. da, & Almeida, N. V. (2016). DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PARARI-PB: UMA ANÁLISE POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO. REVISTA GEOGRAFAR, 10(2), 140–164. https://doi.org/10.5380/geografar.v10i2.37285

Issue

Section

Artigos