COMPREENDENDO A CIDADE A PARTIR DA AULA DE CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ITABUNA-BA
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v15i1.61249Palavras-chave:
Aula de campo, geografia urbana e interdisciplinaridadeResumo
O presente artigo reflete sobre uma proposta para trabalhar a geografia urbana na
escola de uma forma crítica, didática e ao mesmo tempo prazerosa, tanto para
professores, quantos para os alunos. O artigo inicia trazendo uma discussão sobre a
cidade e o urbano dentro da ciência geográfica, posteriormente aborda algumas
inquietações comuns à prática docente, ao mesmo tempo em que apresenta
estratégias para superação de tais inquietações, destacando a importância da
interdisciplinaridade na escola e os procedimentos metodológicos para a realização de
uma aula de campo, que contemple conteúdos ligados a geografia urbana. A
construção do artigo partiu de uma prática de aula já executada, na cidade de Itabuna-
BA com a observação da paisagem e coleta de imagens por parte dos alunos. Alguns
dos resultados obtidos encontram-se descritos, dessa forma o artigo pretende auxiliar
professores do ensino fundamental e médio na compreensão da importância da aula
de campo como mecanismo didático-pedagógico para o alcance dos objetivos
propostos.
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