REDES E TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA: O ESTUDO GEOGRÁFICO DAS ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS DAS EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL NO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • José Queiroz de Miranda Neto

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v4i2.16117

Palavras-chave:

Empresas de Telefonia Celular, Estado do Pará, Redes, Território, Competitividade, Estratégia

Resumo

Neste trabalho investigamos as territorialidades das empresas de telefonia móvel celular que operam no Estado do Pará (Vivo, Tim, Amazônia Celular e Oi). Para atingir esse objetivo, fazemos uso de um caminho teórico que aborda duas categorias analíticas: a rede e o território, que são permeados por outros dois conceitos derivados: a territorialidade e o que denominamos circuitos de poder. Utilizamos como corpus os dados obtidos junto as operadoras de telefonia móvel e os dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com destaque ao cadastro nacional de Estações Radiobase (ANATEL, 2007). A metodologia utilizada consiste no levantamento de dados secundários, seguido da elaboração de mapas, gráficos e quadros com base no estado do Pará. Esses instrumentos são analisados com intuito de definir o cenário da competição, os circuitos de poder e as áreas privilegiadas. Verificamos que as empresas de telefonia móvel utilizam o território como segmento de mercado, equiparando o cidadão à figura do consumidor. As operadoras selecionam suas áreas de atuação através de critérios eminentemente econômicos, privilegiando as áreas de maior atrativo para a acumulação da capitais

Publicado

11/26/2009

Como Citar

Miranda Neto, J. Q. de. (2009). REDES E TERRITÓRIOS NA AMAZÔNIA: O ESTUDO GEOGRÁFICO DAS ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS DAS EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL NO ESTADO DO PARÁ. REVISTA GEOGRAFAR, 4(2). https://doi.org/10.5380/geografar.v4i2.16117

Edição

Seção

Artigos