A Curricularização da Extensão no Curso de Física da UEMASUL: reflexões, desafios e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95528

Palabras clave:

Ensino superior. Formação integral. Comunidade acadêmica.

Resumen

A curricularização da extensão representa uma inovação no ensino superior brasileiro, integrando atividades de extensão à grade curricular dos cursos de graduação. Esta iniciativa visa promover uma formação mais ampla e contextualizada para os estudantes, ligando o aprendizado acadêmico às demandas e realidades da comunidade. Este texto discute a implementação da curricularização da extensão no curso de Física da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL em 2023, com enfoque nas experiências dos autores na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Aborda-se um breve histórico da curricularização da extensão, a legislação envolvida, as reflexões, as experiências práticas e as perspectivas futuras. A implementação da curricularização da extensão no curso de Física da UEMASUL é um processo dinâmico e contínuo, que exige engajamento e flexibilidade de todos os envolvidos. As experiências iniciais são promissoras e indicam que a integração das atividades de extensão ao currículo pode trazer grandes benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade externa

Biografía del autor/a

Gisele Bosso de Freitas, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Matemática  e mestrado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e doutorado em Biofísica Molecular, com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Fez dois pós-doutorados: o primeiro em Biomatemática na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e o segundo em Física Teórica na Univerdidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Física-Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica quântica supersimétrica, mecânica estocástica, tratamento de equações diferenciais e suas aplicações em sistemas físicos, químicos e biológicos. Atualmente é docente na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, onde coordena um grupo de extensão que apresenta experimentos de física nas escolas de ensino médio na cidade de Imperatriz-MA.

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Publicado

2024-12-16

Cómo citar

de Freitas, G. B., & Pereira, M. B. (2024). A Curricularização da Extensão no Curso de Física da UEMASUL: reflexões, desafios e perspectivas. Extensão Em Foco, 1(35), 152–165. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95528