A linguagem teatral na divulgação científica: Experiências e desafios no âmbito da formação de docentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.80896Palabras clave:
Extensão Universitária, ensino, formação de professoresResumen
Ainda que estejamos vivendo um período altamente tecnológico, com visíveis exigências relacionadas à produção e circulação do conhecimento, principalmente o científico, infelizmente no Brasil, ainda encontramos dificuldades para formar professores da área das ciências naturais com perfil desejado, ou seja, um profissional que consiga promover, além do ensino formal de ciências, uma formação interdisciplinar, associada à alfabetização científica e a popularização da ciência. Uma das possibilidades para viabilizar essa formação consiste na implementação de projetos de extensão. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relatar como o desenvolvimento do projeto de extensão “Show das Ciências”, realizado no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, entre 2018 e 2020, contribuiu para popularizar as ciências naturais e exatas por meio do diálogo entre a academia e a sociedade, bem como para promover uma formação inicial voltada para a alfabetização científica e para a interdisciplinaridade. O projeto buscou no teatro as ferramentas para realizar a divulgação científica, tendo em vista que a linguagem teatral permitiu vivenciar situações próximas da realidade da sala de aula. Os resultados mostram que a aposta em uma formação interdisciplinar, voltada para a realidade atual, associando diferentes conhecimentos e linguagens, permite uma formação mais significativa que possibilita ao acadêmico problematizar a sala de aula a partir de vários ângulos, além de refletir sobre possibilidades de encaminhamentos metodológicos que superem o ensino disciplinar, o qual, tradicionalmente, concebe o conhecimento de forma segmentada, o que estimula uma compreensão fragmentada sobre a realidade.
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