Trabalhando com função de segundo grau: Relato de experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio

Autores/as

  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim http://orcid.org/0000-0002-0302-7650
  • Wallace Coutinho Soares
  • Jéssica Passeto Silva
  • Tatiana Delesposte

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.73728

Palabras clave:

Função do segundo grau, Representação gráfica, Representação algébrica.

Resumen

Este artigo tem o propósito de descrever uma sequência didática realizada por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES – IFES, realizada no segundo trimestre escolar de 2019, no CEI "Áttila de Almeida Miranda", em uma turma do primeiro ano do ensino médio. A atividade tem como objetivo trabalhar os conceitos de função do segundo grau analisando a representação gráfica e estimulando o aluno a entender as propriedades estudadas e consequentemente viabilizar sua interpretação, seja ela graficamente ou algebricamente. 

Biografía del autor/a

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP e vice líder do grupo Matemática e Educação - Ifes, possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática. 

Publicado

2021-08-05

Cómo citar

Gualandi, J. H., Soares, W. C., Silva, J. P., & Delesposte, T. (2021). Trabalhando com função de segundo grau: Relato de experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Extensão Em Foco, (24). https://doi.org/10.5380/ef.v0i24.73728

Número

Sección

Relato de Experiência