O PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Cecilia Resende Carvalho Docente da Universidade Federal do Piaui
  • Renan de Oliveira Barros Universidade Federal do Piauí
  • Emilson Pereira dos Reis Universidade Federal do Piauí
  • Layane Batista de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Hyara Maria Holanda de Sousa Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

, Programa de Educação Tutorial, Aprendizagem, Extensão Universitária.

Resumen

Sob a égide de um modelo educacional com viés altamente arcaico e dogmatizante, novas maneiras de se questionar e alavancar o ensino universitário vêm surgindo, destacando-se o Programa de Educação Tutorial, cuja matriz princípio lógica está alicerçada na democratização do ensino superior. O PET, como um programa governamental busca fomentar ensino, pesquisa e extensão, e tem como estratégia a construção de uma prática educacional pautada na integralidade do conhecimento. Nesta ótica, a proposta deste trabalho é analisar a historicidade do Programa em âmbito geral e local, para estabelecer premissas que reportem a situação de crise na qual vive o país e, consequentemente, o PET. Desde sua criação, na qual já se passaram mais de uma década, o PET vem procurando se adequar às novas nuances advindas do cenário político e econômico e se apresenta como um programa diferenciado que contribui para a excelência na formação acadêmica.

Biografía del autor/a

Cecilia Resende Carvalho, Docente da Universidade Federal do Piaui

Professora Titular, Doutora Departamento de Nutrição

Tutora do Programa de Educação Tutorial da UFPI

Renan de Oliveira Barros, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí Bolsista do PET

Emilson Pereira dos Reis, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí Bolsista do PET

Layane Batista de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí Bolsista do PET

Hyara Maria Holanda de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Estudante do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí Bolsista do PET

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Carvalho, C. R., Barros, R. de O., Reis, E. P. dos, Araújo, L. B. de, & Sousa, H. M. H. de. (2018). O PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA. Extensão Em Foco, 1(14). Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/50709

Número

Sección

Artigo Original