GERAÇÃO DE IMAGEM ESFÉRICA EM 360 GRAUS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores/as

  • Daniele Troyan
  • Maria do Carmo Duarte Freitas UFPR
  • Celso Yoshikazu Ishida UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i8.35661

Palabras clave:

Tecnologia 360 graus, Softwares gratuitos, Métodos educativos escolares., Novos métodos de ensino, Fotografia

Resumen

Relata a experiência do uso da fotografia no Projeto de Extensão “Projeção e Visualização Científica dos 100 anos de Dados Históricos UFPR” como ferramenta capaz de desenvolver o raciocínio espacial e de visualização que, se aplicada a educação, estimula e fixa a atenção do aluno e o conteúdo das disciplinas. Identifica as vantagens e desvantagens de seu uso como prática didático-pedagógica em classe para trabalhar temas de criatividade. O experimento faz uso da tecnologia 360 graus esférico capaz de captar e unir séries de fotos de uma câmera digital amadora (que não permite troca de lentes) por intermédio de programas gratuitos e fornece o modelo de realidade virtual, que permite a real noção de tempo e espaço, sendo possível a visualização do todo, com o giro da imagem, e também a visualização dos detalhes por aproximação. Obtivemos resultados com boa qualidade de imagem e custo mais baixo que o utilizado por empresas. Tem-se a expectativa de unir temas como a educação e a tecnologia em escolas públicas, propiciando aplicações diferenciadas aos estudantes e estimulando o interesse pelos estudos.

Biografía del autor/a

Daniele Troyan

Graduanda em Administração – UFPR

Maria do Carmo Duarte Freitas, UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná. Engenheira Civil (Universidade de Fortaleza), Mestre e Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Celso Yoshikazu Ishida, UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática, Mestrado em Informática e Doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia, pela UFPR, e Doutorado Sandwich em Matemática Aplicada – Université Paris-Sud XI

Cómo citar

Troyan, D., Freitas, M. do C. D., & Ishida, C. Y. (2013). GERAÇÃO DE IMAGEM ESFÉRICA EM 360 GRAUS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA NO ÂMBITO ESCOLAR. Extensão Em Foco, (8). https://doi.org/10.5380/ef.v0i8.35661

Número

Sección

Dossiê: Tecnologia e Produção