O Cirandar como uma experiência estética de reencontro: uma carta pandêmica, uma professora na pandemia e a escrita como oásis no caos do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80895Keywords:
Cirandar. Cartas. Experiência EstéticaAbstract
O percurso constitutivo do vir a ser professor pode encontrar no exercício de escrita um espaço/tempo de reflexão, aprendizagem, análise crítica, transformação das vivências em experiências e de nos oportunizar ter voz ao narrar nossos saberes e fazeres. O projeto de extensão Cirandar: rodas de investigação desde a escola se ancora em princípios orientadores como a compreensão da potencialidade da escrita em sua dimensão epistêmica. Diante do cenário pandêmico, a que fomos acometidos em 2020 e nos mantemos até então, o projeto que ocorria, desde 2012, de maneira presencial passou a ser virtual. Mediante esse novo formato tive a oportunidade de retornar ao Cirandar, mesmo estando geograficamente distante de seu contexto de execução. Nesse texto, apresento a carta final construída por meio do processo formativo atrelado ao projeto supracitado. A partir desse exercício de escrita, com gênero epistolar, tenciono compartilhar como o Cirandar se delineou como espaço/tempo para compreender o ser professora em contexto pandêmico. Potencializando meu reencontro com as narrativas e com a escrita de minha sala de aula. Espero que esse texto possa ser inspiração para aqueles que se sintam inibidos e/ou desmotivados em escrever. Que possamos encontrar na escrita um oásis, uma experiência estética, para compreender melhor o mundo, o Outro e a nós mesmos.
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