O Cirandar como uma experiência estética de reencontro: uma carta pandêmica, uma professora na pandemia e a escrita como oásis no caos do cotidiano

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80895

Keywords:

Cirandar. Cartas. Experiência Estética

Abstract

O percurso constitutivo do vir a ser professor pode encontrar no exercício de escrita um espaço/tempo de reflexão, aprendizagem, análise crítica, transformação das vivências em experiências e de nos oportunizar ter voz ao narrar nossos saberes e fazeres. O projeto de extensão Cirandar: rodas de investigação desde a escola se ancora em princípios orientadores como a compreensão da potencialidade da escrita em sua dimensão epistêmica. Diante do cenário pandêmico, a que fomos acometidos em 2020 e nos mantemos até então, o projeto que ocorria, desde 2012, de maneira presencial passou a ser virtual. Mediante esse novo formato tive a oportunidade de retornar ao Cirandar, mesmo estando geograficamente distante de seu contexto de execução. Nesse texto, apresento a carta final construída por meio do processo formativo atrelado ao projeto supracitado. A partir desse exercício de escrita, com gênero epistolar, tenciono compartilhar como o Cirandar se delineou como espaço/tempo para compreender o ser professora em contexto pandêmico. Potencializando meu reencontro com as narrativas e com a escrita de minha sala de aula. Espero que esse texto possa ser inspiração para aqueles que se sintam inibidos e/ou desmotivados em escrever. Que possamos encontrar na escrita um oásis, uma experiência estética, para compreender melhor o mundo, o Outro e a nós mesmos.  

Author Biography

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, MS

Licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat/UFGD). Líder, em conjunto de Adriana Marques de Oliveira, do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciências e Química – (GEPHCECQ). Desenvolve investigações nos seguintes temas: Formação de professores, Currículo, Pensamento Crítico e Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Química e Ciências. E-mail: viviancalixto@ufgd.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5521-0633

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Published

2021-12-01

How to Cite

Calixto, V. dos S. (2021). O Cirandar como uma experiência estética de reencontro: uma carta pandêmica, uma professora na pandemia e a escrita como oásis no caos do cotidiano. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.80895

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT