Português como língua de acolhimento no interior do Rio Grande do Norte: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis

Authors

  • Márcia Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i20.64862

Abstract

RESUMO: Com a recente onda de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu nos últimos anos neste país um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Neste trabalho queremos mostrar através de um breve relato a realização de um curso de português como língua de acolhimento oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis em Caicó/RN. Nosso principal objetivo será mostrar alguns dos métodos e atividades usadas além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, expectativas e desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguística da Paz, é como mostraremos como a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no proceso tiveram um rol importante para o sucesso deste projeto.

 

PALAVRAS-CHAVE: Português como língua de acolhimento. Linguística da Paz Aplicada. Projeto SOS Português e Aldeias Infantis.

Author Biography

Márcia Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Letras da UFRN

Pós-Doutora pela University of Toronto

Doutora pela Universidad Complutense de Madrid

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Published

2020-03-18

How to Cite

Oliveira, M. (2020). Português como língua de acolhimento no interior do Rio Grande do Norte: Projeto SOS Português & Aldeias Infantis. Extensão Em Foco, (20). https://doi.org/10.5380/ef.v0i20.64862

Issue

Section

EXPERIENCE REPORT