PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS (PANCS): RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HORTA URBANA COMUNITÁRIA NO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i17.57880Keywords:
plantas subutilizadas, segurança alimentar e nutricional, agrobiodiversidadeAbstract
Tendo em vista o potencial alimentar das plantas alimentícias não convencionais-PANC’s, este trabalho buscou registrar uma experiência de produção e comercialização por parte dos agricultores da horta urbana comunitária da COHAB (Companhia de habitação do estado de Minas Gerais), localizada no município de Lavras, Minas Gerais, Brasil. A coleta de informações se deu através de entrevistas realizadas individualmente aos agricultores em suas áreas de cultivo, oficinas e visitas a campo. Observou-se que a utilização plantas alimentícias não convencionais possibilita as famílias agricultoras qualidade de vida e geração de renda extra. Neste caso, a geração de renda não se dá somente com a venda direta dos produtos, mas também na economia que as famílias fazem ao diminuírem a compra de alimentos e medicamentos. A partir dos resultados foram planejados cursos e palestras para os agricultores e construído coletivamente (pesquisadores e agricultores) uma cartilha contendo informações sobre as espécies de PANC’s produzidas e comercializadas na horta, com o intuito de divulgar e incentivar o consumo e produção destas hortaliças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


