GRUPO DE ESTUDOS PAIDEIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANISTA NA UNIVALI
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i5.24963Keywords:
Paideia, formação, humanismo, indivíduo, sociedadeAbstract
O Grupo de Pesquisa e Extensão Paideia é um projeto desenvolvido na Univali que tem por objetivo formar jovens com base no modelo humanista clássico, atualizado às necessidades do mundo de hoje. Para tanto, o Grupo estimula os acadêmicos participantes ao estudo, à pesquisa científica, às práticas de extensão, bem como à inserção no mercado de trabalho. Assim, ao trabalhar com jovens estudantes universitários, acaba beneficiando não somente a eles, mas também a toda a comunidade acadêmica e também à comunidade municipal. As atividades do Grupo Paideia se iniciaram no campus de Itajaí da Univali, onde o Grupo já conta com mais de 10 anos, desde quando se iniciou como um Grupo de Estudos da obra Paideia: a formação do homem grego, de Werner Jaeger. O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades realizadas no projeto de implantação de um Grupo de Estudos Paideia na região da Grande Florianópolis, atingindo os campi de São José e Biguaçu e Unidade do Kobrasol, todos da Univali. O projeto foi desenvolvido durante dois anos com fomento da Univali. Nesse período, o Grupo de Estudos se estabeleceu, realizando-se encontros semanais para estudo da Paideia. Além disso, foram também realizados eventos internos e externos ao Grupo. Com o término do projeto, ressalta-se que a semente do Grupo Paideia foi plantada, o que possibilitará o desenvolvimento das demais atividades atualmente realizadas com reconhecido sucesso em Itajaí.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


