Letramento Digital na cidade de Tefé/AM: um relato de experiência a partir de um curso de qualificação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i38.99589Palavras-chave:
Tefé Tech, Extensão Tecnológica, Letramento DigitalResumo
Este relato de experiência descreve as contribuições do curso de extensão “Desenvolvimento Web e Realidade Virtual com foco na Educação e na Indústria”, realizado em Tefé/AM, como ação do projeto Tefé Tech, para o fortalecimento do letramento digital de jovens e adultos da comunidade local. A formação, ofertada de forma gratuita na sede da SEDECTI em parceria com o IFAM/Campus Tefé, teve como objetivo promover a inclusão tecnológica e desenvolver competências digitais por meio de uma abordagem teórico-prática com foco em linguagens de programação (HTML, CSS, JavaScript), ferramentas de desenvolvimento web (VS Code, Glitch) e ambientes imersivos (A-Frame). A metodologia contemplou aulas presenciais com mediação docente e apoio de monitoria e, ao final da formação foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e discursivas, respondido voluntariamente por 24 estudantes. A análise qualitativa dos dados revelou que os participantes tinham baixo domínio prévio sobre os temas, mas conseguiram aplicar os conhecimentos em contextos acadêmicos, profissionais e pessoais. Entre os principais desafios relatados estiveram as dificuldades com códigos, compreensão de ferramentas e limitações técnicas básicas, o que evidencia a importância de ações formativas que articulem alfabetização tecnológica e letramento digital. Os resultados indicam que o curso impactou efetivamente os participantes ao proporcionar acesso crítico e reflexivo às tecnologias, contribuindo para sua emancipação digital em um contexto amazônico marcado por desigualdades no acesso às inovações tecnológicas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 95-103, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BUZATO, Marcelo El Khouri. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades, 2006. Anais [...]. São Paulo: Memorial da América Latina, 2006, p. 1-14.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
DEODORO, Tainá Maria Silva; BERNARDO, Lilian Dias; SILVA, Allana Karoline Chaves; RAYMUNDO, Taiuani Marquine; SCHEIDT, Isabela Vinharski. A inclusão digital de pessoas idosas em momento de pandemia: relato de experiência de um projeto de extensão. Revista Extensão Em Foco, v. 23, p. 272-286, 2021.
GRISOTTI, Márcia. A ética em pesquisa com seres humanos: desafios e novas questões. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, v. 3, n. 5, p. 159-176, 2015.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (Ed.). Digital literacies: Concepts, policies and practices. Peter Lang, 2008.
MARTINS, Sidney Pires; DOS SANTOS, Mateus José. A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, v. 9, n. 2, p. e00943-e00943, 2021.
REZENDE, Mariana Vidotti. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre, v. 9, n. 1, p. 94-107, 2016.
SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Editora Autêntica, 2018.
VALE, Rosiney Aparecida Lopes; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas. UniLetras, v. 36, n. 2, p. 211-222, 2014.
XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Júlio dos Santos da Silva, Mateus José dos Santos, Higson do Nascimento Vaz, André Resplandes Martins, Ewerton Maia Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

