Letramento Digital na cidade de Tefé/AM: um relato de experiência a partir de um curso de qualificação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i38.99589

Palavras-chave:

Tefé Tech, Extensão Tecnológica, Letramento Digital

Resumo

Este relato de experiência descreve as contribuições do curso de extensão “Desenvolvimento Web e Realidade Virtual com foco na Educação e na Indústria”, realizado em Tefé/AM, como ação do projeto Tefé Tech, para o fortalecimento do letramento digital de jovens e adultos da comunidade local. A formação, ofertada de forma gratuita na sede da SEDECTI em parceria com o IFAM/Campus Tefé, teve como objetivo promover a inclusão tecnológica e desenvolver competências digitais por meio de uma abordagem teórico-prática com foco em linguagens de programação (HTML, CSS, JavaScript), ferramentas de desenvolvimento web (VS Code, Glitch) e ambientes imersivos (A-Frame). A metodologia contemplou aulas presenciais com mediação docente e apoio de monitoria e, ao final da formação foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e discursivas, respondido voluntariamente por 24 estudantes. A análise qualitativa dos dados revelou que os participantes tinham baixo domínio prévio sobre os temas, mas conseguiram aplicar os conhecimentos em contextos acadêmicos, profissionais e pessoais. Entre os principais desafios relatados estiveram as dificuldades com códigos, compreensão de ferramentas e limitações técnicas básicas, o que evidencia a importância de ações formativas que articulem alfabetização tecnológica e letramento digital. Os resultados indicam que o curso impactou efetivamente os participantes ao proporcionar acesso crítico e reflexivo às tecnologias, contribuindo para sua emancipação digital em um contexto amazônico marcado por desigualdades no acesso às inovações tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio dos Santos da Silva, Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé

Pós-Graduado em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Faculeste (2025). Licenciado em Computação pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em 2024. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Coari (2017) e em Tradução e Interpretação de Libras pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), em 2020. Atuou como professor de Robótica na Secretaria Municipal de Educação de Coari, em 2024. Atualmente, é professor substituto em informática do IFAM Campus Tefé e pesquisador da Linha de Pesquisa - Educação Científica Crítica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem interesse pela área de Robótica, Programação, Pensamento Computacional, ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e aprendizagem e inclusão digital nos contextos educativos.

Mateus José dos Santos, Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé

Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP-Bauru e em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Educação pela UFV. Pós-graduado em Docência na Educação Básica e em Educação Inclusiva pelo IFMG Campus Avançado Arcos. Pós-Graduado em Ensino e Tecnologias com ênfase em Alfabetização Científica pelo IFMG Campus São João Evangelista. Pós-Graduado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Química pela UFV e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, no Canadá, do PIBID e do Residência Pedagógica, ambos fomentado pela CAPES. Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores UFV e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atuou como professor de Ciências, Química, Vice-Diretor e Curador de Projetos de Iniciação Científica na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). É vice-líder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV). Atualmente, é professor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Instituto Federal do Amazonas Campus Tefé. Tem interesse pela Educação em Ciências com ênfase na formação de professores, Alfabetização Científica e Tecnológica práticas avaliativas nos contextos educativos. 

Higson do Nascimento Vaz, Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Norte (2014) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, programação, Internet das Coisas, Desenvolvimento Web e Banco de dados

André Resplandes Martins, Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade de Educação São Luís e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) (2015). Atualmente, sou professor EBTT no IFAM. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas.

Ewerton Maia Barbosa, Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé

Possui graduação em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas(2014), especialização em Inteligência Artificial em Testes de Software pela Universidade Federal do Amazonas(2023), especialização em Especialização em Gestão de Banco de Dados pela Universidade Luterana do Brasil(2016) e aperfeicoamento em Especialização Técnica de Nível Médio em JAVA pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas(2014). Atualmente é Professor EBTT - Informática do INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS - CAMPUS TEFE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Referências

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 95-103, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BUZATO, Marcelo El Khouri. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede: Educação, Internet e Oportunidades, 2006. Anais [...]. São Paulo: Memorial da América Latina, 2006, p. 1-14.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

DEODORO, Tainá Maria Silva; BERNARDO, Lilian Dias; SILVA, Allana Karoline Chaves; RAYMUNDO, Taiuani Marquine; SCHEIDT, Isabela Vinharski. A inclusão digital de pessoas idosas em momento de pandemia: relato de experiência de um projeto de extensão. Revista Extensão Em Foco, v. 23, p. 272-286, 2021.

GRISOTTI, Márcia. A ética em pesquisa com seres humanos: desafios e novas questões. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, v. 3, n. 5, p. 159-176, 2015.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (Ed.). Digital literacies: Concepts, policies and practices. Peter Lang, 2008.

MARTINS, Sidney Pires; DOS SANTOS, Mateus José. A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, v. 9, n. 2, p. e00943-e00943, 2021.

REZENDE, Mariana Vidotti. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre, v. 9, n. 1, p. 94-107, 2016.

SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Editora Autêntica, 2018.

VALE, Rosiney Aparecida Lopes; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas. UniLetras, v. 36, n. 2, p. 211-222, 2014.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011.

Downloads

Publicado

2026-02-16

Como Citar

da Silva, J. dos S., dos Santos, M. J., Vaz, H. do N., Martins, A. R., & Barbosa, E. M. (2026). Letramento Digital na cidade de Tefé/AM: um relato de experiência a partir de um curso de qualificação profissional. Extensão Em Foco, 1(38), 67–79. https://doi.org/10.5380/ef.v1i38.99589

Edição

Seção

Relato de Experiência