Extensão ambiental: relato de experiência sobre o projeto Gestão, Avaliação e Tecnologia em Meio Ambiente – GATMA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.98808Palavras-chave:
Meio ambiente, Projeto de extensão, SustentabilidadeResumo
O projeto de extensão Gestão, Avaliação e Tecnologia em Meio Ambiente (GATMA), fundado em 2016 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), visa promover a conscientização ambiental através de atividades voltadas para a comunidade acadêmica e externa. Desde sua criação, a equipe realiza atividades, como palestras, minicursos, eventos e publicações digitais, alinhadas a objetivos sustentáveis. Em sua segunda versão com início em 2020, o projeto está estruturado com uma coordenação geral e com divisões do interno, marketing e projetos. A metodologia das diversas atividades da equipe tem pontos em comuns, como reuniões de planejamento e feedbacks, mas também tem seus procedimentos específicos. São realizados eventos anuais como a Semana GATMA e Em Missão pelo Clima, e eventos esporádicos como os 15 anos do PPGMAUI e ações solidárias. Participar do GATMA é uma experiência enriquecedora para seus membros, pois possibilita o contato com alunos de diversos cursos, promovendo a interdisciplinaridade, além de proporcionar uma interação dialógica com a comunidade externa, em que o membro transmite e recebe informações. Em síntese, o GATMA assume seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, buscando expandir seu alcance e aprimorar suas atividades, contribuindo para uma conscientização ambiental cada vez maior.
Downloads
Referências
ARANTES, M. K., KOZERA, C., BERTICELLI, D. G. D., MENZE, H. K. H. Contribuições da extensão na formação de discentes dos cursos de graduação da UFPR Setor Palotina. Revista Extensão em Foco, Curitiba. n. 30, p. 84-103, 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília – DF: Senado Federal. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 05 de nov. 2024.
CHAVES, E. V.; BONATTO, G. F.; ANTUNES, G. H.; GUILHERME, M. A. B.; CERUTTI, M. L. M. N. A JORNADA DE TUTI. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512024003788-8, data de registro: 11/10/2024, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
EQUIPEGATMA. Instagram: @equipegatma. Disponível em:
https://www.instagram.com/equipegatma/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D. Acesso em: 05 maio 2025.
FLORES, L. F., DE MELLO, D. T. O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 16, n. 1, p. 01-13, 2020.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional De Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/wp-content/uploads/2021/12/PNEU.pdf Acesso em: 05 nov. 2024.
GATMA. Site: Gestão, Avaliação e Tecnologia em Meio Ambiente. Disponível em: https://equipegatma.wixsite.com/gatma. Acesso em: 05 maio 2025.
GATMA UFPR. Página Inicial [página do LinkedIn]. LinkedIn. Disponível em: https://www.linkedin.com/in/gatma/. Acesso em: 05 maio 2025.
MATHIAS, A. L.; BACILA, D. M.; CERUTTI, M.L.M.N. 15 anos PPGMAUI (O PPGMAUI faz a diferença - Um registro histórico). 1 ed. Curitiba: Setor de Tecnologia da UFPR, 2024. 220p.
MRE – Ministério das Relações Exteriores. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 Para O Desenvolvimento Sustentável. 2016. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf. Acesso em 05 nov. 2024.
NUNES, A. L. P. F., SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
PRIES, R. T. A. Uso do lodo de esgoto para coprocesamento em fornos de clínquer. 2018. Dissertação – Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
ROCKENBACH, I. Análise da Gestão de Resíduos Sólidos do Restaurante Universitário do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Dissertação em andamento – Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
ROTH, J. C. G., INÁCIO, A. DE S. M., SOARES, T. H., DO NASCIMENTO, A. T., VARGAS, D. F., DOS SANTOS, S. E. L., TROMBETA, E. Gestão e educação ambiental integrada: relato de experiência da disciplina de Projetos Integrados como ferramenta para a Extensão Universitária. Revista Extensão em Foco, Curitiba. n. 33, p. 109-125. 2024.
SOBRINHO, A. B. F., BARBOSA, A. M. Criatividade no Instagram como ferramenta de inovação para as organizações. Signos do Consumo. v. 6, n. 1, p.125-137. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Myriam Lorena Melgarejo Navarro Cerutti, Amanda Gawlak Zampieri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

