Aproximando a universidade da comunidade: a experiência a partir de um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.96516Palavras-chave:
Extensão universitária, Língua Portuguesa, Imigrantes e refugiados.Resumo
O presente relato de experiência descreve uma ação de extensão desenvolvida ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Na disciplina, os estudantes ministraram um Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no primeiro semestre de 2024, com foco no uso prático da Língua Portuguesa em situações de comunicação que fazem parte do cotidiano e que são relevantes para a integração desse público à cultura e à sociedade brasileira. O curso foi elaborado com base na perspectiva teórico-metodológica do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que considera o contexto de vulnerabilidade social em que os imigrantes e refugiados normalmente estão inseridos, além de entender o aprendizado da língua e da cultura como uma ferramenta essencial para a sobrevivência dessas pessoas em um novo país. Como resultados, observou-se o impacto positivo dessa ação de extensão tanto para os imigrantes quanto para os estudantes do curso de Letras, que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. Dessa forma, a experiência evidencia a importância das ações de extensão como uma ferramenta para efetivar o compromisso de transformação social assumido pelas universidades.
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