Aproximando a universidade da comunidade: a experiência a partir de um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados

Autores

  • Alissa Turcatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-8481-2601
  • Ana Caroline Cortes Sperança Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
  • Andressa Trilha dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
  • Liélen Caroline Rodrigues De Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5127-1471
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6436-1193

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.96516

Palavras-chave:

Extensão universitária, Língua Portuguesa, Imigrantes e refugiados.

Resumo

O presente relato de experiência descreve uma ação de extensão desenvolvida ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Na disciplina, os estudantes ministraram um Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no primeiro semestre de 2024, com foco no uso prático da Língua Portuguesa em situações de comunicação que fazem parte do cotidiano e que são relevantes para a integração desse público à cultura e à sociedade brasileira. O curso foi elaborado com base na perspectiva teórico-metodológica do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que considera o contexto de vulnerabilidade social em que os imigrantes e refugiados normalmente estão inseridos, além de entender o aprendizado da língua e da cultura como uma ferramenta essencial para a sobrevivência dessas pessoas em um novo país. Como resultados, observou-se o impacto positivo dessa ação de extensão tanto para os imigrantes quanto para os estudantes do curso de Letras, que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. Dessa forma, a experiência evidencia a importância das ações de extensão como uma ferramenta para efetivar o compromisso de transformação social assumido pelas universidades.

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Biografia do Autor

Alissa Turcatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

Ana Caroline Cortes Sperança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

Andressa Trilha dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

Liélen Caroline Rodrigues De Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Doutora em Letras. Docente do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Doutor em Letras. Docente do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Banto Gonçalves

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Turcatti, A., Sperança, A. C. C., dos Santos, A. T., De Freitas, L. C. R., Balzan, C. F. P., & Eckert, K. (2025). Aproximando a universidade da comunidade: a experiência a partir de um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. Extensão Em Foco, 1(36), 121–135. https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.96516

Edição

Seção

Relato de Experiência