Conectando saberes na formação docente: a curricularização das tecnologias digitais no ensino de computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95523

Palavras-chave:

Curricularização.Tecnologias digitais.Formação docente.

Resumo

Este artigo analisa a importância da curricularização de projetos de extensão, com foco no projeto "Educação em Computação e Formação Docente: Conectando Saberes" da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este projeto visa fortalecer a formação de professores de computação ao incorporar tecnologias digitais no currículo. Abordamos o contexto histórico e legislativo da curricularização, destacando as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Computação da UFPR. Exploramos os objetivos e metodologias inovadoras do projeto, assim como os desafios e oportunidades da integração das tecnologias digitais na educação. Destacamos as estratégias pedagógicas inovadoras como ferramentas essenciais para um aprendizado significativo e engajador. Enfatizamos a importância de capacitar os professores para enfrentar os desafios do século XXI, contribuindo para um futuro promissor na educação em computação.

Biografia do Autor

Eliana Santana Lisbôa, UFPR- Setor Palotina

Eliana Santana Lisbôa, possui doutorado em Ciência da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa, Mestrado em Educação, ambos pela Universidade do Minho- Braga- Portugal. Líder do grupo de pesquisa Computação e Tecnologias Digitais na Educação. É professora adjunta da Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas e líder do grupo de pesquisa Computação e Tecnologias Digitais na Educação ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-3915-5926 Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/ 1566259460908373 Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/ espelhogrupo/684013
Área de interesse de pesquisa: i) Teorias educacionais e tecnológicas; ii) Metodologias de pesquisa em tecnologia educacional; iii) Integração curricular da tecnologia; iv) Avaliação de impacto da tecnologia na educação; v) Desenvolvimento de tecnologias educacionais; vi) Inteligência artificial na educação; vii) Políticas educacionais relacionadas à tecnologia; viii) Desenvolvimento profissional de educadores- formação de professores e ix) Metodologias ativas

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Lisbôa, E. . S. (2024). Conectando saberes na formação docente: a curricularização das tecnologias digitais no ensino de computação. Extensão Em Foco, 1(35), 54–70. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95523