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Perspectivas da inserção curricular da extensão universitária na educação jurídica, análise de métodos e discussão de conceitos

Murilo Emos Félix, Diva Júlia Sousa da Cunha Safe Coelho

Resumo


Com o processo de inserção curricular da extensão prevista no Plano Nacional de Educação, que determina a carga horária mínima de 10% dos currículos dedicados à extensão, os cursos possuem o desafio de repensar os currículos e as atividades desenvolvidas nas graduações. Nesse sentido busca discutir possibilidades para a inserção curricular da extensão nas graduações em direito. Inicialmente discute-se as concepções da extensão a qual entende-se estar em um processo de transição para superar o caráter meramente assistencial. Assim adota-se o conceito de extensão formulado pelo Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão – FORPROEX, onde o caráter dialógico é requisito indispensável. A partir destas questões teóricas discutimos a atividade de assessoria jurídica e ações de divulgação científicas por serem as mais comuns nos cursos jurídicos além de outras atividades de diversas instituições, selecionadas de forma não aleatorizada. Analisando os conceitos e requisitos, com o método descritivo argumentativo chegamos aos resultados que demonstram ser possível a realização de assessorias jurídicas com caráter híbrido, estágio e extensão, desde que atendido os preceitos e finalidades de ambos. Ao fim concluímos por diversas possibilidades para a inserção curricular sem encerrar o tema.

Palavras-chave


Inserção curricular; extensão universitária, educação jurídica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i32.90052