Práticas de ensino de língua espanhola durante o Celuffs: um olhar sobre a curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95520

Palavras-chave:

Ensino, Espanhol, Extensão.

Resumo

Este relato visa descrever as experiências obtidas durante o programa de extensão do Centro de ensino de línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), que objetiva promover o ensino de línguas para estudantes da universidade e comunidade externa. Relatamos nossa experiência como professoras bolsistas durante o curso de conversação em língua espanhola utilizando contos de Horacio Quiroga e como essa prática se mostrou eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Outra experiência que acreditamos ser relevante a ser relatada, foi a que tivemos ao ministrar aulas de maneira lúdica para alunos do 3° ano do ensino infantil e como isso agregou em nossa formação. Ademais, abordar a importância do programa para a formação dos professores de línguas e como esse programa de extensão corrobora com o crescimento pessoal e profissional dos alunos e dos ministrantes do curso. A partir disso percebemos a relevância das práticas interativas no ensino de línguas  e também da curricularização da extensão no ensino superior como forma de fomentar uma integração benéfica entre universidade e comunidade externa bem como uma formação mais completa dos futuros professores aliando as teorias aprendidas na universidade com a prática em sala de aula.



Biografia do Autor

Hillary Keity de Gois, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná.

Mestranda em Letras

Amanda Dezan Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná.

Graduada em Letras - Português e espanhol

Ana Carolina Teixeira Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná.

Doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de literatura hispânica na Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Realeza e coordenadora adjunta do Celuffs.

Referências

ANDRIJEVIC, Maja. Reflexiones en torno al uso de los materiales auténticos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Revista Colicancias. Belgrado, n.1, p.157-163, 2010.

ARACRI, Alejandra. El tema de identidad en la obra de María Elena Walsh. Universidad de la Plata. UNLP, p.141-150, 2010.

BRUTTI, Elizane Aparecida, et al. O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UM DESAFIO PARA UMA LINGUAGEM COMUNICATIVA. UNICRUZ.

GARGALLO, Isabel Santos. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco libros, 1999.

MELLO, Marcielle Jorge Lima de. O lúdico no ensino-aprendizagem da língua espanhola: Uma prática educativa na Casa da Criança com Câncer/PB. Universidade Federal da Paraíba - UFPB. João Pessoa, 2017.

PAZ, Octavio. Alrededores de la literatura hispanoamericana. In:__________. Mediaciones. Barcelona: Seix Barral, 1981.

PEREIRA, N. F. F., & VITORINI, R. A. da S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces, 7(1) 2019.

PNEU- Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em:https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf

QUIROGA, Horacio. Cuentos de la selva. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2018.

REIS, Yasmin Aparecida Lemos dos; SARTI, Renato. Extensão Universitária: As concepções ações orquestradas por licenciandos. Revista Extensão em Foco. Palotina, n. 26, p. 74-91, jan./jul. 2022.

RIBEIRO, Márcia Maria de Azevedo. Propostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.

SÁNCHEZ, Darío Gómez. Anotações sobre o uso da literatura no ensino da língua espanhola. Eutomia, Recife, 10 (1): 133-146, Dez. 2012.

SILVA, Aline do Nascimento. Reflexões sobre componente lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Universidade Estadual de Paraíba, UEPB. Campina Grande - PB, 2018.

SOARES, Caroline Ferreira. Espaços e personagens em vozes da selva, de Horácio Quiroga: abrindo caminhos para a literatura hispano-americana nas aulas de LE. Dissertação (Mestrado em Letras)- Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

WALSH, María Helena. El reino del revéz. 2000. Disponível em: El reino del revés - Poema de María Elena Walsh (yavendras.com). Acesso em 13 de maio de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Gois, H. K. de, Barbosa, A. D., & Pinto, A. C. T. (2024). Práticas de ensino de língua espanhola durante o Celuffs: um olhar sobre a curricularização da extensão. Extensão Em Foco, 1(35), 137–151. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95520