Práticas de ensino de língua espanhola durante o Celuffs: um olhar sobre a curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95520Palavras-chave:
Ensino, Espanhol, Extensão.Resumo
Este relato visa descrever as experiências obtidas durante o programa de extensão do Centro de ensino de línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), que objetiva promover o ensino de línguas para estudantes da universidade e comunidade externa. Relatamos nossa experiência como professoras bolsistas durante o curso de conversação em língua espanhola utilizando contos de Horacio Quiroga e como essa prática se mostrou eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Outra experiência que acreditamos ser relevante a ser relatada, foi a que tivemos ao ministrar aulas de maneira lúdica para alunos do 3° ano do ensino infantil e como isso agregou em nossa formação. Ademais, abordar a importância do programa para a formação dos professores de línguas e como esse programa de extensão corrobora com o crescimento pessoal e profissional dos alunos e dos ministrantes do curso. A partir disso percebemos a relevância das práticas interativas no ensino de línguas e também da curricularização da extensão no ensino superior como forma de fomentar uma integração benéfica entre universidade e comunidade externa bem como uma formação mais completa dos futuros professores aliando as teorias aprendidas na universidade com a prática em sala de aula.
Referências
ANDRIJEVIC, Maja. Reflexiones en torno al uso de los materiales auténticos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Revista Colicancias. Belgrado, n.1, p.157-163, 2010.
ARACRI, Alejandra. El tema de identidad en la obra de María Elena Walsh. Universidad de la Plata. UNLP, p.141-150, 2010.
BRUTTI, Elizane Aparecida, et al. O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UM DESAFIO PARA UMA LINGUAGEM COMUNICATIVA. UNICRUZ.
GARGALLO, Isabel Santos. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco libros, 1999.
MELLO, Marcielle Jorge Lima de. O lúdico no ensino-aprendizagem da língua espanhola: Uma prática educativa na Casa da Criança com Câncer/PB. Universidade Federal da Paraíba - UFPB. João Pessoa, 2017.
PAZ, Octavio. Alrededores de la literatura hispanoamericana. In:__________. Mediaciones. Barcelona: Seix Barral, 1981.
PEREIRA, N. F. F., & VITORINI, R. A. da S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces, 7(1) 2019.
PNEU- Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em:https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf
QUIROGA, Horacio. Cuentos de la selva. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2018.
REIS, Yasmin Aparecida Lemos dos; SARTI, Renato. Extensão Universitária: As concepções ações orquestradas por licenciandos. Revista Extensão em Foco. Palotina, n. 26, p. 74-91, jan./jul. 2022.
RIBEIRO, Márcia Maria de Azevedo. Propostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.
SÁNCHEZ, Darío Gómez. Anotações sobre o uso da literatura no ensino da língua espanhola. Eutomia, Recife, 10 (1): 133-146, Dez. 2012.
SILVA, Aline do Nascimento. Reflexões sobre componente lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Universidade Estadual de Paraíba, UEPB. Campina Grande - PB, 2018.
SOARES, Caroline Ferreira. Espaços e personagens em vozes da selva, de Horácio Quiroga: abrindo caminhos para a literatura hispano-americana nas aulas de LE. Dissertação (Mestrado em Letras)- Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
WALSH, María Helena. El reino del revéz. 2000. Disponível em: El reino del revés - Poema de María Elena Walsh (yavendras.com). Acesso em 13 de maio de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Carolina Teixeira Pinto, Hillary Keity De Gois, Amanda Dezan Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional