A integralização da extensão no curso de Ciências Biológicas da UFPR Setor Palotina
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95328Palavras-chave:
Graduação, Projeto guarda-chuva de extensão, Creditação da extensãoResumo
O manuscrito traz um relato de experiência com o objetivo de apresentar as análises iniciais da implementação de um projeto guarda-chuva de extensão, o Bio na Boca do Povo, para a creditação das horas de extensão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Setor Palotina. O projeto foi elaborado em 2022 e a partir do segundo semestre de 2023 já puderam ser identificadas as potencialidades e os desafios para viabilizar os princípios extensionistas nas ações das disciplinas vinculadas ao projeto, a saber: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social. As primeiras experiências serão aqui discutidas à luz da literatura e documentos oficiais referentes às práticas extensionistas. Dentre as fragilidades apontadas, percebe-se o extenso uso das redes sociais como ações extensionistas, o que dificulta a concretização de vários dos princípios supracitados. Além disso, verificou-se uma lacuna de conhecimentos em relação ao processo formativo dos docentes e dos estudantes quanto à concepção de extensão. Todavia, foram evidenciados aspectos positivos de iniciativas que se efetivaram na comunidade e, portanto, impactaram na formação dos estudantes e na sociedade. Conclui-se que a opção pela adoção de um projeto guarda-chuva para o Curso de Ciências Biológicas foi uma opção condizente com a realidade do nosso contexto, especialmente por desonerar os professores de criarem os seus próprios projetos de extensão, garantindo, com isso, a oferta e a computação da respetiva carga horária extensionista.
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