Clube de Leitura - Edição: Brasil mostra a tua cara!
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94786Palavras-chave:
Clube de Leitura, Troca de Saberes, Brasilidade, Fomento à Cultura.Resumo
O projeto de cultura “Clube de Leitura:Brasil mostra a tua cara!” foi idealizado como forma de suprir as necessidades curriculares educacionais, em cursos com um viés de graduação tecnicista, promovendo a integração e discussão dos discentes com a comunidade local. Esse projeto pretende mitigar essa defasagem com a prática literária, por meio de atividades de leituras coletivas, conversas, palestras e atividades culturais que desenvolvam uma formação humanista, cívica que promova a brasilidade.
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALMEIDA, C. L. S. Hermenêutica e Dialética: Hegel na perspectiva de Gadamer. In: ALMEIDA, C. L. S; FLICKINGER, H; ROHDEN, L. (org.). Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 61 - 115.
CUNHA, A. G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
KONDER, L. O que é dialética. 28. ed. Brasília: Editora Brasiliense, 2012.
GADAMER, H.-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
MORAES, R. A educação de professores de ciências: uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores. 1991. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
OLIVEIRA, F. L.; CUNHA, D. O. Dispositivo digital: relato de experiência na produção de objeto de aprendizagem pedagógica. Revista Extensão Em Foco, Palotina, v. 158, n. 24, p. 158-168, ago./dez. 2021.
ROHDEN, L. Filosofando com Gadamer e Platão: Movimentos, Momentos e Método(s) da Dialética. Revista Dissertatio de Filosofia, Pelotas, v. 36, s.n., p. 105-130, 2012.
SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C.; SCHMIDT, E. B. Interpretações Fenomenológicas e Hermenêuticas a partir da Análise Textual Discursiva: a Compreensão em Pesquisas na Educação em Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 311-333, dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional