Desbravando novos caminhos: a adaptação da liga acadêmica de psicologia hospitalar em tempos de tecnologia e quarentena
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94773Palavras-chave:
Ligas Acadêmicas, Psicologia Hospitalar, Dinâmicas, TecnologiaResumo
As Ligas Acadêmicas, gerenciadas por estudantes e orientadas por professores, têm como propósito aprofundar um campo específico, alinhando-se ao tripé universitário. Este trabalho descreve uma experiência prática realizada durante a quarentena de 2021, envolvendo a Liga de Psicologia Hospitalar da Universidade Tiradentes. Foi desenvolvida uma dinâmica de solução coletiva de situações-problema, adaptada para um ambiente virtual. Os passos incluíram a identificação do problema relevante, a estruturação da dinâmica, a divulgação entre os membros da Liga, o desenvolvimento da atividade durante o encontro virtual, a apresentação e discussão das soluções propostas pelos grupos, e a reflexão sobre o processo. Essa experiência não apenas permitiu a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, mas também promoveu habilidades de colaboração e resolução de problemas em equipe, essenciais para a formação dos participantes. A adaptação para o ambiente virtual destacou a flexibilidade das Ligas Acadêmicas em face de desafios, reforçando seu papel como agentes de inovação no contexto universitário.
Referências
BARROS, Terezinha Cabral de Albuquerque Neta et al. Atividade remota e o projeto Núcleo de Políticas Públicas-NPP: um ganho inesperado. Extensão em Foco, [S.l.], n. 32, jan. 2024. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/91058>. Acesso em: 02 mar. 2024. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i32.91058.
CAVALCANTE, A. S. P. et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica [on-line], v. 42, n. 1, 2018.
Freire P. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.
Macedo, Kelly Dandara da Silva et al. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery [online]. 2018, v. 22, n. 3 [Acessado 20 Julho 2021] , e20170435. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435>. Epub 02 Jul 2018. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435.
MAGALHÃES, E; RECHTMAN, R; BARRETO, V. A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 19, Número 1, p. 135-141, 2015.
PATIAS, N. D.; HOHENDORFF, J. V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicol. Estud, Maringá. v. 24. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pe/a/BVGWD9hCCyJrSRKrsp6XfJm/?lang=pt>. Acesso em: mai. 2021.
SILVA, S; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, p. 410-417, 2015.
SOUZA, Leonardo Santos; NOGUCHI, Cinthia de Sousa; ALVARES, Lucas Bondezan. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 237-251, abr. 2019
SOUZA, A. L. de A. ; VILAÇA, A. L. de A.; TEIXEIRA, H. B. . A METODOLOGIA ATIVA E SEUS BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: doi.org/10.29327/217514.7.1-23. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/452. Acesso em: 20 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional