Desbravando novos caminhos: a adaptação da liga acadêmica de psicologia hospitalar em tempos de tecnologia e quarentena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94773

Palavras-chave:

Ligas Acadêmicas, Psicologia Hospitalar, Dinâmicas, Tecnologia

Resumo

As Ligas Acadêmicas, gerenciadas por estudantes e orientadas por professores, têm como propósito aprofundar um campo específico, alinhando-se ao tripé universitário. Este trabalho descreve uma experiência prática realizada durante a quarentena de 2021, envolvendo a Liga de Psicologia Hospitalar da Universidade Tiradentes. Foi desenvolvida uma dinâmica de solução coletiva de situações-problema, adaptada para um ambiente virtual. Os passos incluíram a identificação do problema relevante, a estruturação da dinâmica, a divulgação entre os membros da Liga, o desenvolvimento da atividade durante o encontro virtual, a apresentação e discussão das soluções propostas pelos grupos, e a reflexão sobre o processo. Essa experiência não apenas permitiu a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, mas também promoveu habilidades de colaboração e resolução de problemas em equipe, essenciais para a formação dos participantes. A adaptação para o ambiente virtual destacou a flexibilidade das Ligas Acadêmicas em face de desafios, reforçando seu papel como agentes de inovação no contexto universitário.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Terezinha Cabral de Albuquerque Neta et al. Atividade remota e o projeto Núcleo de Políticas Públicas-NPP: um ganho inesperado. Extensão em Foco, [S.l.], n. 32, jan. 2024. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/91058>. Acesso em: 02 mar. 2024. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i32.91058.

CAVALCANTE, A. S. P. et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica [on-line], v. 42, n. 1, 2018.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Macedo, Kelly Dandara da Silva et al. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery [online]. 2018, v. 22, n. 3 [Acessado 20 Julho 2021] , e20170435. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435>. Epub 02 Jul 2018. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435.

MAGALHÃES, E; RECHTMAN, R; BARRETO, V. A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 19, Número 1, p. 135-141, 2015.

PATIAS, N. D.; HOHENDORFF, J. V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicol. Estud, Maringá. v. 24. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pe/a/BVGWD9hCCyJrSRKrsp6XfJm/?lang=pt>. Acesso em: mai. 2021.

SILVA, S; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, p. 410-417, 2015.

SOUZA, Leonardo Santos; NOGUCHI, Cinthia de Sousa; ALVARES, Lucas Bondezan. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 237-251, abr. 2019

SOUZA, A. L. de A. ; VILAÇA, A. L. de A.; TEIXEIRA, H. B. . A METODOLOGIA ATIVA E SEUS BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: doi.org/10.29327/217514.7.1-23. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17, 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/452. Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Soares, D. A. S., Lobão, T. de A., & Gois, R. L. (2024). Desbravando novos caminhos: a adaptação da liga acadêmica de psicologia hospitalar em tempos de tecnologia e quarentena. Extensão Em Foco, (34), 12–23. https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94773

Edição

Seção

Relato de Experiência