Atividade remota e o projeto Núcleo de Políticas Públicas-NPP: um ganho inesperado

Autores

  • Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-1829-9413
  • Cyntia Carolina Beserra Brasileiro UERN
  • Amanda Lima Souza UERN
  • Nathália Caroliny da Cunha UERN
  • Gilmara Soares de Oliveira
  • Maria Olisa Santos UERN
  • Sofia Pessoa da Silva UERN
  • Crislayne Cristina Gadelha
  • Alisson Kenede Câmara de Lima
  • Pollyana Moura de Oliveira UERN

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i32.91058

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Extensão, Redes Sociais, Atividade Remota.

Resumo

O projeto “Núcleo de Políticas Públicas” teve por objetivo promover e incentivar alunos de graduação, pós-graduação, gestores públicos e comunidade em geral a realizarem uma formação generalista e crítica sobre as políticas públicas, principalmente para uma região que não possui um curso de graduação nesse campo. Paralelamente às atividades formativas, foram realizadas postagens no perfil da plataforma Instagram do projeto. O projeto contribuiu para o aprofundamento teórico do tema e o aprimoramento na gestão pública, possibilitando, em particular, os canais de interlocução entre universidade, sociedade, terceiro setor e órgãos públicos. As atividades foram pensadas inicialmente para acontecerem de forma presencial, na própria universidade, mas com a pandemia da Covid-19 suas ações passaram por readequação, ocorrendo no formato on-line, tendo como principal plataforma o Google Meet para os minicursos, e as redes sociais oficiais do projeto, para a divulgação das atividades e postagem de conteúdo na área das políticas públicas. Como resultado do período remoto, o público-alvo se expandiu, atingindo outros lugares e regiões do país e perfis não planejados inicialmente, aumentando o engajamento da rede oficial do projeto. Esse aumento do nosso público foi de 150%, o que demandou, inclusive, a existência de listas de espera para a participação nos minicursos. Esse aumento na procura culminou na segunda edição, em convênios institucionais e na possibilidade do projeto transformar-se em núcleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotada no departamento Ciências Sociais e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas ( PPGCISH)Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui bacharelado em Ciências Sociais(2007) optando pela Sociologia e Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta vinculada ao projeto Observatório das Metrópoles.Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, com ênfase em Estado e Políticas Públicas, atuando principalmente no seguinte tema: Gestão Pública, Políticas Públicas, Métodos Quantitativos,Participação e Cultura Política

Referências

BARROS, Terezinha C.de A. N.. Competição política e eficiência municipal: uma análise do efeito da competição eleitoral local nas políticas públicas. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, 2017.

KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 10, n.2, p.71-78, mai.–ago. 2019.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7, p. 119-133. Barbacena - julho/dezembro 2011.

ROSO, Lucas Daniel et al. O uso do Instagram para a promoção da saúde: uma contribuição da extensão universitária. Revista Extensão em Foco. n. 30, p. 1-15. 2023.

SARAIVA, J.L, Papel da Extensão Universitária na Formação de Estudantes e Professores. Brasília Médica, Brasília, v.44, n.3, p.220-225, 2007.

SILVA, S. P.; BREGATTO, R. C.; SAMPAIO. R. C. Democracia digital, comunicação e redes: teoria e prática – Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/alcance-e-impressoes/> Acesso em: 27 de junho de 2021.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Barros, T. C. de A. N., Brasileiro, C. C. B., Souza, A. L., Cunha, N. C. da, Oliveira, G. S. de, Santos, M. O., … de Oliveira, P. M. (2024). Atividade remota e o projeto Núcleo de Políticas Públicas-NPP: um ganho inesperado. Extensão Em Foco, (32), 1–17. https://doi.org/10.5380/ef.v0i32.91058

Edição

Seção

Artigo Original