Um dia no museu: relato de atividades educativas para a conservação da biodiversidade de aves e mamíferos do Cerrado

Autores

  • Vanessa Fonseca Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU), UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94469

Palavras-chave:

Avifauna. Educação ambiental. Extensão. Mastofauna.

Resumo

As alterações antrópicas nos ambientes geram impactos negativos e promovem reflexões a respeito das ações humanas, sendo assim, é importante promover atividades que contribuam para a formação de sujeitos ecológicos e para a reaproximação do ser humano com a natureza. Nesse contexto, os diferentes espaços frequentados pela sociedade, como escolas, museus, parques, praças e unidades de conservação, devem se caracterizar como espaços de interação dialógica e propor ações para uma efetivação de práticas educativas que podem contribuir para a formação de sujeitos ecológicos e reaproximação do ser humano com a natureza. O objetivo foi apresentar ações educativas com a temática aves e mamíferos do Cerrado. As ações aconteceram em um museu a céu aberto localizado em um parque no município de Uberlândia, Minas Gerais (MG).  As atividades fazem parte do cronograma de ações de um projeto de pesquisa e extensão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Foram desenvolvidas um total de seis atividades, contando com a participação de 86 visitantes. As ações receberam avaliações positivas, sendo que os participantes demonstraram preferência por atividades lúdicas e interativas.

Referências

BODÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, 2002.

COSTA, R. G. de A. Observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, n. 6, p. 33-44, 2007.

DE OLIVEIRA, F. A.; DE MOURA RÉGIS, M.; FRANCOS, M. S.. O uso de animais como ferramenta para educação ambiental: uma revisão sistemática. Revista Científica ANAP Brasil, v. 13, n. 30, 2020.

GÄRTNER, K. S. et al. Práticas e vivências de Educação Ambiental na Escola de Educação Especial São Francisco de Assis – APAE de Três Passos/RS. Extensão em Foco, [S.l.], n. 27, ago. 2022. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/82381>. Acesso em: 07 dez. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.82381.

GUIMARÃES, M., VASCONCELLOS, M. D. M. N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar em Revista, n. 27, p. 147-162, 2006.

LIMA, M. J. G. S. Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia: tensões e diálogos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 115-131, 2019.

NOGUEIRA, M. L., PIRANDA, E. M., DA SILVA, M. B., ILHA, I. M. N., PALUDETTO, N. A., BENITES, V. A. Observação de aves e atividades lúdicas no ensino de ciências e educação ambiental no Pantanal (MS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 2, p. 187-203, 2015. doi: https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1959.

PADUA, S. M.; TABANEZ, M. F.; SOUZA, M. G. A abordagem participativa na educação para a conservação da natureza. In: CULLEN JR, L.; RUDRAN, R.; PÁDUA, C. V. (org.). Métodos de Estudos em Biologia da Conservação e da Vida Silvestre. Curitiba: Editora UFPR, p. 557-591, 2003.

ROCHA, V. S., LUNA, K. P. O. Promovendo o conhecimento sobre serpentes através da educação ambiental em espaços não formais. Revista Craibeiras de Agroecologia, v.4, n. 1, p. e7680, 2019.

RUMENOS, N. N. Educação ambiental e ciência cidadã: interfaces na formação e estímulo ao voluntariado em um Parque Nacional Brasileiro. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, na Linha de Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano, da Faculdade de Ciências, da UNESP Bauru, 2021.

SUKMA, E., RAMADHAN, S., Indriyani, V. Integration of environmental education in elementary schools. In: Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, p. 012136, 2020.

TOMAZELLI, J.; FRANZ, I. OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 89–97. doi: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.495.

WILSON, E. O. Biophilia. Em: Biophilia. Harvard university press, 1984.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Gonçalves, V. F. (2024). Um dia no museu: relato de atividades educativas para a conservação da biodiversidade de aves e mamíferos do Cerrado. Extensão Em Foco, (34), 1–11. https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94469

Edição

Seção

Relato de Experiência