Práticas e vivências de Educação Ambiental na Escola de Educação Especial São Francisco de Assis – APAE de Três Passos/RS

Autores

  • Karine Sott Gärtner APAE - Três Passos
  • Adriana Andréia de Fátima Norbert APAE - Três Passos
  • Angel Fabiani Oliveira APAE - Três Passos
  • Caroline Kramer APAE - Três Passos
  • Cláudia Simone Bassi Michel APAE - Três Passos
  • Diana Rosa APAE - Três Passos
  • Eliane Marlise Müller Schmiddel APAE - Três Passos
  • Fernanda Rocha APAE - Três Passos
  • Riane Cruz Scherer APAE - Três Passos
  • Janice Cristina Dill APAE - Três Passos
  • Jonathan Junior Rodrigues APAE - Três Passos
  • Keity Marone Sippert APAE - Três Passos
  • Lorivete Carniel Preuss APAE - Três Passos
  • Mari Salete Campos APAE - Três Passos
  • Marla Carina Guimarães APAE - Três Passos
  • Juli Gabriela Jandrey APAE - Três Passos
  • Dinara Patrícia Mattana APAE - Três Passos
  • Thais Caroline Pelet APAE - Três Passos
  • Luciane Sippert Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs Unidade Três Passos
  • Mastrângello Enivar Lanzanova Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs Unidade Três Passos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.82381

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino. Atividades Práticas. Meio Ambiente. Sustentabilidade

Resumo

O desequilíbrio existente no meio ambiente está comprometendo a qualidade de vida das pessoas. Os educadores são fundamentais no processo de transformação da sociedade e podem contribuir para melhorar a situação. O público alvo da educação especial é o sujeito com deficiência. Como ser um sujeito ecológico é uma opção, a escola e os educadores devem se atentar e criar situações motivacionais que possibilitem o despertar desse sujeito. As escolas, como responsáveis pela formação do cidadão, precisam passar por transformações em suas práticas para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo, especialmente as questões relacionadas ao meio ambiente. Nesse contexto, surge o objetivo deste trabalho, que é proporcionar aos alunos da educação especial práticas e experiências que visem despertar o sujeito ecológico intrínseco em cada um, de maneira a estimular a consciência ambiental e a sustentabilidade. O trabalho foi desenvolvido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Três Passos-RS, durante os anos de 2018 e 2019. A instituição buscou oferecer práticas que estimulassem o desenvolvimento sociocognitivo de seus educandos, proporcionando dinâmicas de ensino-aprendizagem que os despertassem como sujeitos ecológicos conscientes. A oficina de papel foi uma atividade que possibilitou o desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento, além de desenvolver no aluno uma cultura de sustentabilidade socioambiental, motivando-o para a preservação do meio ambiente através da reciclagem do papel e dos elementos que podem ser reaproveitados. Concluiu-se que atividades dinâmicas são excelentes alternativas para envolver, motivar e sensibilizar alunos em relação aos seus direitos e deveres como cidadãos ecológicos.

Biografia do Autor

Karine Sott Gärtner, APAE - Três Passos

Graduação em Eduação Física. Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Educacional

Adriana Andréia de Fátima Norbert, APAE - Três Passos

Graduação em Fisioterapia. Especialista em Dermato-funcional

Angel Fabiani Oliveira, APAE - Três Passos

Graduação em Fisioterapia. Especialista em Acupuntura.

Caroline Kramer, APAE - Três Passos

Graduação em Pedagogia e Educação Especial. Especialização em Gestão Educacional.

Cláudia Simone Bassi Michel, APAE - Três Passos

Graduação em Fonoaudiologia. Especialização em Fonoaudiologia e Audiologia

Diana Rosa, APAE - Três Passos

Graduação em Letras. Especialização em Gestão Educacional.

Eliane Marlise Müller Schmiddel, APAE - Três Passos

Graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Educação Infantil

Fernanda Rocha, APAE - Três Passos

Graduação em Educação do Campo. Especialização em Educação Inclusiva

Riane Cruz Scherer, APAE - Três Passos

Graduação em Terapia Ocupacional. Especialização em Neuropediatria.

Janice Cristina Dill, APAE - Três Passos

Graduação em Psicologia. Especialização em Intervenção ABA

Jonathan Junior Rodrigues, APAE - Três Passos

Graduação em Educação Física

Keity Marone Sippert, APAE - Três Passos

Graduação em Serviço Social

Lorivete Carniel Preuss, APAE - Três Passos

Graduação em Pedagogia. Formação em AEE.

Mari Salete Campos, APAE - Três Passos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Curso em Educação Especial.

Marla Carina Guimarães, APAE - Três Passos

Graduação em Educação Especial e Pedagogia. Especialização em Gestão Educacional.

Juli Gabriela Jandrey, APAE - Três Passos

Graduação em Educação Especial. Especialização em Gestão Educacional

Dinara Patrícia Mattana, APAE - Três Passos

Graduação em Educação Especial e Letras. Especialização em Gestão Educacional.

Thais Caroline Pelet, APAE - Três Passos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil.

Luciane Sippert Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs Unidade Três Passos

Graduação em Letras e Pedagogia. Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas. Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Mestrado em Educação nas Ciências. Doutorado em Letras.

Mastrângello Enivar Lanzanova, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs Unidade Três Passos

Graduação em Agronomia. Mestrado em Ciência do Solo. Doutorado em Engenharia Agrícola.

Referências

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Gärtner, K. S., Norbert, A. A. de F., Oliveira, A. F., Kramer, C., Michel, C. S. B., Rosa, D., … Lanzanova, M. E. (2022). Práticas e vivências de Educação Ambiental na Escola de Educação Especial São Francisco de Assis – APAE de Três Passos/RS. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.82381

Edição

Seção

Relato de Experiência