A liga acadêmica no contexto da extensão universitária: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.85658

Palavras-chave:

Liga acadêmica, Extensão universitária, Endocrinologia

Resumo

A criação das ligas acadêmicas estreitou a relação entre a ciência e a sociedade, possibilitando a disseminação de conhecimento. A Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LAEM) é um exemplo disso. O objetivo deste relato foi demonstrar o funcionamento e a estrutura da LAEM da UFPR – Campus Toledo, bem como sua atuação no meio acadêmico e sociedade. Trata-se de um relato de experiência com descrição das atividades elaboradas desde a criação da liga até março de 2022, baseada em registros em atas, reuniões e demais atividades, além de uma busca na literatura a respeito da extensão universitária. A LAEM foi consolidada em novembro 2020, de maneira remota, no qual foram distribuídas as funções de diretoria entre os membros fundadores. Até março de 2022, foram realizados dois processos seletivos para o ingresso de novos ligantes, totalizando 16 alunos. As aulas desenvolvidas foram ministradas por professores convidados e pelos ligantes, por meio de plataformas digitais, quinzenalmente. Foram elaboradas aulas abertas à comunidade em parceria com outras ligas, bem como o II Simpósio de Endocrinologia, no qual a LAEM foi co-organizadora. A LAEM possui rede social para divulgação de material didático e explicativo a respeito da Endocrinologia e Metabologia, contabilizando atualmente um total de 71 publicações e 1.093 seguidores. Está em desenvolvimento um projeto de pesquisa sobre obesidade infantil, bem como o planejamento para intervenções para 2022. Mesmo diante de todas as dificuldades perante a pandemia, a LAEM conseguiu disseminar informações aos ligantes, aos acadêmicos e à população.

Referências

ABLAM - Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. ABLAM: Fundação e princípios. São Paulo. Disponível em: <https://ablam.org.br/2022/?page_id=159 >. Acesso em: 16 abr. 2022.

ALVES, F. A. P. et al. A interdisciplinariedade como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista de enfermagem UFPE On Line, v. 13, p. e240192, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/240192. Acesso em: 10 set. 2022.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. O impacto das mídias sociais para revistas científicas da área da saúde. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ape/a/jzKLTX7htBnQTJ9FwD9HNDb/?lang=pt>. Acesso em: 11 abr. 2022.

BENASSI, Gabriela; PREUSS, Lislei Teresinha; MENDES, Marli de Freitas. Extensão Universitária e teleatendimento na pandemia: um relato de experiência. Extensão em Foco, [S.l.], n. 23, jun. 2021. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80452>. Acesso em: 08 abr. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80452.

BRASIL. Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018 – Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta a disposto na Meta 12. 7 da Lei n° 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CÉLIA DA CONSOLAÇÃO, D. I. A. S. et al. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de Ciência da Informação. Biblos, v. 34, n. 1, p. 109-126, 2020. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/index.php/biblos/article/view/11241>. Acesso em: 11 abr. 2022.

Costa, A e Nascimento, A. OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL. VII Congresso Nacional de Educação. Editora Realize. 2020. Disponível em: < <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID6370_30092020005800.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2020.

Endocrine Society. Your Health and Hormones. Disponível em: < https://www.endocrine.org/patient-engagement>. Acesso em: 08 abr. 2022.

FÁVERO, Ana Carolina Dondoni; PARREIRA, Felipe Moura. Ensino remoto de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pensar Acadêmico, v. 18, n. 5, p. 950-962, 2020. Disponível em: <http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/2023>. Acesso em: 11 abr. 2022.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto PauloFreire. São Paulo, fev. 2017. Disponível em: < https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2022.

Gomes, V; Rodrigues, R; Gomes, R; Gomes, M; Viana, L e Silva, F..The Covid-19 Pandemic: Repercussions of Remote Education on Medical Training. Rev. bras. educ. med. 44 (04). 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/xZjx57LqBz9N6wcLPrTS9fs/?lang=pt>. Acesso em: 11 abr. 2022.

GUYTON, A.C.; Hall J.E.– Tratado de Fisiologia Médica. 12ª ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier., 2011. 927-928 p.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (ipea). Nota técnica Nº 16 - Pandemia e Fronteiras Brasileiras: Análise da Evolução da Covid-19 e Proposições. Brasil, p. 7-11, maio de 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10039#:~:text=Este%20estudo%20ter%C3%A1%20como%20grande,ao%20papel%20de%20suas%20fronteiras>. Acesso em: 11 abr. 2022.

JÚNIOR, Alcides Leão Santos. A extensão universitária e os entre-laços dos saberes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17554/1/A%20EXTENS%C3%83O%20UNIVERSIT%C3%81RIA%20E%20OS%20ENTRE-LA%C3%87OS%20DOS%20SABERES.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2022.

LISBOA, R., MARTIN, V. Eventos Digitais. Híbridos & Virtuais. VM Consultoria. Midiacode.com. E-book. Projeto ED 2020.

MOREIRA, Lucas Magalhães; MENNIN, Regina Helena Petroni; LACAZ, Francisco Antônio de Castro; BELLINI, Victor Campos. Ligas Acadêmicas e Formação Médica: estudo exploratório numa tradicional escola de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 43, n. 1, p. 115-125, mar. 2019. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/xrqzMqgyqM6zxV8T3QjvbCJ/?lang=pt>. Acesso em: 13 abr. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20170141.

NAKANE, A. Eventos Virtuais –Fato ou Tendência no Cenário Brasileiro. Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu,2012. Disponível em: <http://festivaldascataratas.com/wp-content/uploads/2014/01/4.-EVENTOS-VIRTUAIS-FATO-OU-TEND%C3%8ANCIA-NO-CEN%C3%81RIO-BRASILEIRO.pdf>. Acesso em 13 abr. 2022.

PÁDUA, C. A. L. de O.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. The contribution of digital information and communication technologies to the teaching and learning process during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e11511225517, 2022. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25517>. Acesso em: 08 abr. 2022. doi:https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25517

PEREIRA, N. V.; ARAÚJO, M. S. T. de. Use of technological resources in Education: paths and perspectives. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e447985421, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5421. Acesso em: 08 abr. 2022. doi:https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5421

SANTANA, A. C. D. A. Ligas acadêmimcas estudantis: O mérito e a realidade. Revista Medicina (Ribeirão Preto), v. 45, n. 1, p. 96-98, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47582/51313. Acesso em 10 set. 2022.

SILVA, Erika Klingelfus de Almeida et al. Ações da liga acadêmica de terapia nutricional enteral domiciliar no contexto da pandemia. Extensão em Foco, [S.l.], n. 23, jun. 2021. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80216>. Acesso em: 30 mar. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80216.

SILVA, Simone Alves da; FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 39, n. 3, p. 410-425, 24 abr. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/QQMLpX339cvhMq5R6TsTT9M/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 08 abr. 2022. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013.

SOARES, T. L. F., S.; SANTANA, I. S.; COMPER, M. L. C. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 35-48, dez 2020. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18396/8702>. Acesso em: 11 abr. 2022. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396.

TAKAHASHI, Eduardo Kojy; CARDOSO, Dayane Carvalho. Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 3, p. 185-208, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214>. Acesso em: 11 abr. 2022.

UFPR – Universidade Federal do Paraná. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021 (Texto revisado em 2019). Curitiba, 2020. Disponível em: < https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2020/03/17733_pdi_ufpr_2017_2021_1_revisao_2019_2021_1_final.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2022.

UFPR – Universidade Federal do Paraná. Resolução nº 57/19-CEPE. Curitiba, 2019. Disponível em: <http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Res.-57-19-CEPE-atividades-de-extens%C3%A3o-1.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2022.

UFPR – Universidade Federal do Paraná. Resolução nº 72/11-CEPE. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2016/07/resolucao_cepe_01122011-622.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2022

VALENTE, G. S. C. et al. Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, v. 9, n.9. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153/7109>. Acesso em: 11 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Takahashi, E. Y. (2022). A liga acadêmica no contexto da extensão universitária: Um relato de experiência. Extensão Em Foco, (28). https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.85658

Edição

Seção

Relato de Experiência