Open Journal Systems

Ações da liga acadêmica de terapia nutricional enteral domiciliar no contexto da pandemia

Erika Klingelfus de Almeida Silva, Jennifer Jaqueline de Oliveira, Jade Ferreira Virgilino, Estela Iraci Rabito, Maria Eliana Madalozzo Schieferdecker, Cíbele Pereira Kopruszynski

Resumo


A extensão universitária faz parte da formação na universidade, e as ligas acadêmicas estão presente neste contexto, promovendo a inserção de estudantes nas atividades de pesquisa e extensão,   no ano de 2020, com a pandemia, essas atividades tiveram de ser adaptadas por conta do isolamento social  recomendado pela Organização Mundial de Saúde e foi, justamente, nesse contexto que surgiu a Liga do BHEN (Brazilian Home Enteral Nutrition) vinculada ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Objetivo: Relatar a criação e manutenção de uma Liga Acadêmica no contexto da pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência dos membros fundadores da Liga do BHEN envolvendo o período de maio de 2020 a fevereiro de 2021, norteado por registro das atas das reuniões, regimento interno e as normativas de Extensão da UFPR. Resultados: Desde sua criação foram realizados diversos eventos mensais com profissionais convidados, apresentação de resumos em congressos, abertura de processos seletivos, além da, administração das redes sociais a fim de divulgar informações de cunho científico. Considerações finais: Mesmo com a suspensão do calendário acadêmico sendo tão atípico e desafiador, a Liga conseguiu se consolidar e trazer contribuições científicas e sociais para todos os envolvidos.

Palavras-chave


Liga acadêmica; Pandemia; Extensão universitária; Nutrição enteral

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, D. S. Saberes e Práticas da Extensão Universitária na Resposta ao Enfrentamento da COVID-19 no Brasil. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n. 1, p. 50-51, 2020.

BASTOS, M.L.S; TRAJMAN, A; TEIXEIRA, E. G; SELIG, L; BELO, M.T.C.T. J. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. Jornal Brasileiro de Pneumologia. 2012;38(6):803-805.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Superior. Resolução nº 5 de 7 de novembro de 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018.

BRASPEN – Brazilian Society of Parenteral and Enteral Nutrition. Diretrizes

Brasileira de Terapia Nutricional. Vol. 33 – 1º suplemento, São Paulo, 2018.

ROSSIT, R.A.S; SANTOS, C.F.J; MEDEIROS, N.M.H; MEDEIROS, L.M.O.R; REGIS, C.G; BATISTA, S.H.S.S. The research group as a learning scenario in/on Interprofessional Education: focus on narratives. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1511-23.

SANTOS, J.H.S; ROCHA, B.F; PASSAGLIO, K.T. Extensão Universitária e

Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 7, n.

, p.23-28 jan. – jun. 2016 e-ISSN 2358-0399

SCHIEFERDECKER, M.E.M; THIEME, R.D. Terapia nutricional domiciliar. Rubio, Rio de Janeiro, 2019.

SILVA, S.A.da; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos

Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília. 39 (3), 410-425, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 57 de dezembro de 2019.

VANNUCCHI, A. A Universidade comunitária: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80216