Quando tudo parou: relato de experiência sobre a continuidade das atividades do projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação” durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84878Palavras-chave:
Extensão Universitária, Atividades Remotas, Impactos da pandemia de COVID-19Resumo
Antes da pandemia de Covid-19, o projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação – 2° edição” desenvolvia atividades majoritariamente presenciais. A partir de 2020, sem a possibilidade de garantir a integridade da equipe por conta da pandemia de COVID-19, foi necessário readequar nosso trabalho de forma remota. O objetivo, então, era aproximar-se da comunidade externa à universidade através de ações socioeducativas entorno da preservação de fontes e da História da Educação. Para isso, dentre outras iniciativas, o projeto criou o boletim "A Traça", publicado mensalmente desde agosto de 2020, e ofertou cursos de extensão semestralmente, que já eram ministrados presencialmente, mas tiveram seu público expandido durante a pandemia. Do ponto de vista metodológico, as atividades constituíram e foram limitadas pelo formato remoto e pela pesquisa de material bibliográfico que pode ser encontrada on-line, porém continuamos exercendo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – característica que sempre buscamos evidenciar nas ações extensionistas. O presente relato busca contribuir para a discussão sobre o impacto da pandemia na extensão universitária através da compilação das ações desenvolvidas pelo nosso projeto de extensão.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra editora, 2002.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação: trajetória e atividades de um projeto de extensão – vol. I. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2016.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação – vol. II. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2019.
GONÇALVES, Nadia G.; VIEIRA, Carina S.; ANTUNES, Patrícia S. Extensão na Universidade Federal do Paraná: trajetória histórica. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, n. 9, p. 3-49, jan/jun 2014.
MEDEIROS, J. M. G. de; SOUZA, K. I. de B. M. de. Os arquivos estaduais brasileiros: um perfil institucional. ÁGORA, Florianópolis, v. 24, n. 49, p. 57-78, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/34H4pzg>. Acesso em: 05 de dezembro de 2021.
MERLO, F.; KONRAD, G. V. R. Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação, v. 20, n. 1, p. 26-42, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2FjA9BP>. Acesso em: 05 de dezembro de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional