Open Journal Systems

Quando tudo parou: relato de experiência sobre a continuidade das atividades do projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação” durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021)

Bruno Augusto Pedroso de Souza, Moara Milléo Baracat de Siqueira, Nadia Gaiofatto Gonçalves, Andréa Bezerra Cordeiro

Resumo


 

Antes da pandemia de Covid-19, o projeto de extensão “Histórias e Memórias sobre Educação – 2° edição” desenvolvia atividades majoritariamente presenciais. A partir de 2020, sem a possibilidade de garantir a integridade da equipe por conta da pandemia de COVID-19, foi necessário readequar nosso trabalho de forma remota. O objetivo, então, era aproximar-se da comunidade externa à universidade através de ações socioeducativas entorno da preservação de fontes e da História da Educação. Para isso, dentre outras iniciativas, o projeto criou o boletim "A Traça", publicado mensalmente desde agosto de 2020, e ofertou cursos de extensão semestralmente, que já eram ministrados presencialmente, mas tiveram seu público expandido durante a pandemia. Do ponto de vista metodológico, as atividades constituíram e foram limitadas pelo formato remoto e pela pesquisa de material bibliográfico que pode ser encontrada on-line, porém continuamos exercendo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – característica que sempre buscamos evidenciar nas ações extensionistas. O presente relato busca contribuir para a discussão sobre o impacto da pandemia na extensão universitária através da compilação das ações desenvolvidas pelo nosso projeto de extensão.



Palavras-chave


Extensão Universitária; Atividades Remotas; Impactos da pandemia de COVID-19

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra editora, 2002.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação: trajetória e atividades de um projeto de extensão – vol. I. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2016.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto (org.). Histórias & Memórias sobre Educação – vol. II. Curitiba: Pró-reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal do Paraná, 2019.

GONÇALVES, Nadia G.; VIEIRA, Carina S.; ANTUNES, Patrícia S. Extensão na Universidade Federal do Paraná: trajetória histórica. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, n. 9, p. 3-49, jan/jun 2014.

MEDEIROS, J. M. G. de; SOUZA, K. I. de B. M. de. Os arquivos estaduais brasileiros: um perfil institucional. ÁGORA, Florianópolis, v. 24, n. 49, p. 57-78, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 de dezembro de 2021.

MERLO, F.; KONRAD, G. V. R. Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação, v. 20, n. 1, p. 26-42, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 de dezembro de 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84878