CIRANDAR: processo de formação acadêmico-profissional de professores em Rodas em Rede
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81285Palavras-chave:
Formação acadêmico-profissional de professores. Escritura de cartas. Linguagem. Rodas em Rede.Resumo
O CIRANDAR constitui-se num processo de formação de professores acadêmico-profissional em Rodas em Rede. O nosso coletivo de Realeza – PR constituiu-se de estudantes dos nossos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física, bem como colegas professores da nossa Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, nessa parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Rio Grande – RS. As rodas de conversa e de formação acerca da escritura das cartas foram essencialmente aprendentes, sendo que a partilha de conhecimentos, saberes e experiências vividas potencializou laços de afetividade entre os integrantes dessa Roda em Rede. A ideia da escritura de cartas no CIRANDAR traz à tona a importância da linguagem, especialmente, a escrita e a leitura no processo formativo de professores numa perspectiva acadêmico-profissional. Argumentamos que o CIRANDAR é um processo de formação que potencializa a auto-formação e o auto-conhecimento acerca de si e do Outro, num movimento coletivo de formação de professores em Rodas em Rede.
Downloads
Referências
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: Compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. In: XIV ENDIPE, 2008, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa – ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora da Unijuí, 2003. 288p.
SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de professores de Química em Rodas de formação em Rede: Colcha de Retalhos Tecida em Partilhas (d)e Narrativas. Ijuí: Editora da Unijuí, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

