CIRANDAR: processo de formação acadêmico-profissional de professores em Rodas em Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81285

Palavras-chave:

Formação acadêmico-profissional de professores. Escritura de cartas. Linguagem. Rodas em Rede.

Resumo

O CIRANDAR constitui-se num processo de formação de professores acadêmico-profissional em Rodas em Rede. O nosso coletivo de Realeza – PR constituiu-se de estudantes dos nossos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física, bem como colegas professores da nossa Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, nessa parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Rio Grande – RS. As rodas de conversa e de formação acerca da escritura das cartas foram essencialmente aprendentes, sendo que a partilha de conhecimentos, saberes e experiências vividas potencializou laços de afetividade entre os integrantes dessa Roda em Rede. A ideia da escritura de cartas no CIRANDAR traz à tona a importância da linguagem, especialmente, a escrita e a leitura no processo formativo de professores numa perspectiva acadêmico-profissional. Argumentamos que o CIRANDAR é um processo de formação que potencializa a auto-formação e o auto-conhecimento acerca de si e do Outro, num movimento coletivo de formação de professores em Rodas em Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Luís Martins Cacciamani, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - campus Realeza - PR

Professor pesquisador pertencente à área da Educação em Ciências.

Referências

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: Compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. In: XIV ENDIPE, 2008, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa – ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora da Unijuí, 2003. 288p.

SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de professores de Química em Rodas de formação em Rede: Colcha de Retalhos Tecida em Partilhas (d)e Narrativas. Ijuí: Editora da Unijuí, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Cacciamani, J. L. M. (2021). CIRANDAR: processo de formação acadêmico-profissional de professores em Rodas em Rede. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81285

Edição

Seção

Relato de Experiência