Open Journal Systems

Cartas do CIRANDAR: movimento co-partilhado de formação acadêmico-profissional docente

Elena Maria Billig Mello

Resumo


Esta escrita é composta por um conjunto de cartas escritas a partir do projeto de extensão CIRANDAR 2020: rodas de investigação na escola, coordenado por um coletivo docente da Universidade Federal de Rio Grande - FURG, no qual participei. Estas cartas relatam um pouco da minha experiência docente, escritas a partir das cartas recebidas da coordenação do CIRANDAR, sendo que a primeira foi a resposta especialmente à indagação: “Como cheguei até aqui?”; na segunda introduzo a escolha da temática que desejava estudar; a terceira carta aprofundei a temática e a quarta carta compôs o meu registro sobre a minha leitura entre pares. Considero que foi um movimento de revisitar, enquanto docente, minha formação acadêmico-profissional de forma co-partilhada e coletiva.


Palavras-chave


Formação acadêmico-profissional; experiência docente; inovação pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em jan. 2020.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: tempos de silêncios e possibilidades de produção. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v7, n13, p.149-58, ago 2003.

LARROSA, J. B. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Autêntica Editora. Edição do Kindle, 2018.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, Nº 19, 2002.

LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. e S. Inovações pedagógicas e demandas ao docente na universidade. In.: LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. e S. (Orgs). Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2011.

MELLO, E. M. B.; SALOMÃO DE FREITAS, D. P. Inovação Pedagógica – um princípio em movimento. Anais... IV Seminário de Inovação Pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem. Unipampa, 04 e 05 dez. 2020. (No prelo).




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i25.81220