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A formação de professores em rede no Cirandar

Rafaela Engers Günzel, Aline Machado Dorneles

Resumo


Apresenta-se o processo de formação Cirandar: rodas de investigação na escola, um processo anual de formação acadêmico-profissional de professores com aposta na escrita de relatos de experiência e na pesquisa da sala de aula dos professores participantes. Esse processo sustenta-se numa abordagem que argumenta em favor da formação desenvolvida nas relações sociais e interações entre os sujeitos. Em diálogo intenso sobre questões pertinentes aos participantes, problematiza-se a prática docente, exigindo do professor a busca pelos fundamentos que sustentam o seu fazer. Nesse sentido, a sala de aula de cada professor é o objeto de interesse e estudo, de modo que o processo de formação foca na escrita acerca da sua prática educativa, na leitura entre pares, na reescrita a partir da leitura entre pares, na partilha em Roda de Formação como artefatos de pesquisa, formação e constituição de professores-pesquisadores. O Cirandar inspira-se em projetos desenvolvidos em rede com universidades parceiras e nos Encontros Iberoamericanos de Colectivos e redes de Maestros y Maestras que Hacen Investigación e innovación desde su escuela y comunidade, do qual prioriza os processos de autoria dos próprios docentes, a partir do processo de publicização das suas experiências.

Palavras-chave


Extensão. Experiência. Escrita.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i25.81175