A formação de professores em rede no Cirandar

Autores

  • Rafaela Engers Günzel Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81175

Palavras-chave:

Extensão. Experiência. Escrita.

Resumo

Apresenta-se o processo de formação Cirandar: rodas de investigação na escola, um processo anual de formação acadêmico-profissional de professores com aposta na escrita de relatos de experiência e na pesquisa da sala de aula dos professores participantes. Esse processo sustenta-se numa abordagem que argumenta em favor da formação desenvolvida nas relações sociais e interações entre os sujeitos. Em diálogo intenso sobre questões pertinentes aos participantes, problematiza-se a prática docente, exigindo do professor a busca pelos fundamentos que sustentam o seu fazer. Nesse sentido, a sala de aula de cada professor é o objeto de interesse e estudo, de modo que o processo de formação foca na escrita acerca da sua prática educativa, na leitura entre pares, na reescrita a partir da leitura entre pares, na partilha em Roda de Formação como artefatos de pesquisa, formação e constituição de professores-pesquisadores. O Cirandar inspira-se em projetos desenvolvidos em rede com universidades parceiras e nos Encontros Iberoamericanos de Colectivos e redes de Maestros y Maestras que Hacen Investigación e innovación desde su escuela y comunidade, do qual prioriza os processos de autoria dos próprios docentes, a partir do processo de publicização das suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Professora Adjunta da Escola de Química e Alimentos da FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Günzel, R. E., & Dorneles, A. M. (2021). A formação de professores em rede no Cirandar. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81175

Edição

Seção

Relato de Experiência