Compreensões sobre a importância do Ensino de Artes pela escrita de cartas cirandeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81102

Palavras-chave:

Formação acadêmico-profissional, Escrita de cartas, Ensino de artes, Formação integral

Resumo

Apresenta-se uma carta escrita para professores(as) em formação acadêmico-profissional, participantes do projeto de extensão “Cirandar”. Pela escrita de cartas cirandeiras quis compreender a importância do Ensino de Artes pela experimentação de situações práticas e reflexivas com Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, para a construção de saberes capazes de subsidiar a ação docente de licenciandas(os) de Pedagogia. Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande, o Cirandar tem se configurado como espaço de escrita, leitura e diálogo na formação de professores e, em 2020, por ter sido totalmente on-line, contou com a participação de professores(as) de diferentes cidades do Brasil. Nas cirandas, rodas de estudo, do projeto, professores(as), pela escrita de cartas, aprendem sobre um tema da sua escolha, referente a um assunto ou desafio pedagógico que desejam compreender. Este texto é a integração das quatro cartas produzidas no âmbito do projeto, nas quais busquei mostrar como cheguei ao cirandar e no objeto de estudo escolhido; como o contexto da pandemia e interlocuções teóricas contribuíram para esta escolha e seus desdobramentos. Num processo de escrita, rodas de conversa virtuais, leitura e reescrita das cartas, aprendi que ensinar artes desde a educação infantil é essencial, pois, a arte dá concretude ao sentir humano, desenvolvendo canais de relacionamento e afetividade, despertando consciência para novos modos de sensibilidade, fazendo Nosso Ser refletir por inteiro. Pela relevância da arte para o processo de formação integral humana, finalizo com apontamentos sobre a próxima investigação-ação a ser realizada no Cirandar, em 2021.

Biografia do Autor

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Licenciada em Ciências Biológicas (FURG, 2008). Mestrado em Educação Ambiental (FURG, 2010) e Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG, 2015). Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE)- Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Trabalhou como professora adjunta na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana e Bagé (2010-2020). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Inovação Pedagógica na Formação AcadêmicoProfissional de Profissionais da Educação – GRUPI.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Salomão de Freitas, D. P. (2021). Compreensões sobre a importância do Ensino de Artes pela escrita de cartas cirandeiras. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81102

Edição

Seção

Relato de Experiência