Open Journal Systems

SUPERANDO OS DESAFIOS EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NA MODALIDADE REMOTA

Anna Vitoria Gurgel Knopki, Marcelo Ricardo de Lima, Igor Padilha Martinello

Resumo


O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR promove a divulgação do conhecimento científico sobre o solo para alunos e professores da Educação Básica, contribuindo para a conscientização de que o solo é um importante componente do ambiente natural e do ambiente antropizado e a importância de conservá-lo, contribuindo desta maneira para a Educação em Solos. Com o atual cenário de pandemia nos país, o Solo na Escola/UFPR teve que passar a desenvolver suas atividades, que normalmente eram presenciais, na modalidade à distância. Com o objetivo de promover a Educação em Solos, mesmo em um momento excepcional, a equipe do programa passou a desenvolver recursos didáticos, eventos e cursos que auxiliam os pesquisadores e extensionistas da área, professores e alunos do ensino fundamental e médio. As atividades foram desenvolvidas por professores e alunos ligados ao Programa no modo remoto e incluem a elaboração de vários livros e cartilhas, organização e participação em eventos e cursos on-line, criação de conteúdo para as redes sociais, entre outras atividades. Conclui-se então que o programa contribuiu para Educação em Solos mesmo durante o momento excepcional que o país vive, criando materiais e realizando atividades que auxiliam cientistas da Educação em Solos, professores e alunos do ensino médio e fundamental. Além disso, as atividades desenvolvidas contribuíram positivamente na formação profissional dos alunos de graduação envolvidos.

Palavras-chave


Educação em Solos; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Básica

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, S. B.; SANT'ANA, S. P.; LIMA, M. R. O solo na paisagem urbana: uma abordagem para professores da Educação Básica. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020. 70 p.

BASTOS, S. B.; VEZZANI, F. M.; SILVA, V.; LIMA, M. R. A teachers’ formative process in soil education takes place while integrated to their life stories. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 45, e0200122, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36783/18069657rbcs20200122. Acesso em: 9 abr. 2021.

BECKER, E. L. S. Solo e ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p. 73-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/396. Acesso em: 9 abr. 2021.

CAMPOS, J. O.; MARINHO, J. O.; REINALDO, L. R. L. R. Experimentos como recursos didáticos para educação em solos no ensino de geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 166-185, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240694. Acesso em: 9 abr. 2021.

CIRINO, F. O.; MUGGLER, C. C.; CARDOSO, I. M. Sistematização participativa de cursos de capacitação em solos para professores da educação básica. Terra e Didática, Campinas, v. 11, n. 1, p. 21-32, 2008. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/TED/article/view/8468. Acesso em: 9 abr. 2021.

FALCONI, S.; TOLEDO, M. C. M.; CAZETTA, V. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos. Terra e Didática, Campinas, v. 9, n. 2, p. 82-93, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637396. Acesso em: 9 abr. 2021.

LIBERAL, L. F. O componente “solo” nos estudos ambientais do setor energético no Paraná: uma análise do período 2015-2017. Curitiba. 88 f. Monografia (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; SIRTOLI, E. A.; SOUZA, L. C. P.; MELO, V. F.; SILVA, M. Projeto Solo na Escola: o solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental. Expressa Extensão, Pelotas, v. 7, n. especial, 2002.

LIMA, M. R.; VEZZANI, F. M.; DAYOUB, B.; COSTA, G.; WIONN, L; MORINI, J. Ações do Programa Solo na Escola/UFPR na transformação da Educação em Solos. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 36., 2018, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2018. p. 608-609.

LIMA, M. R.; KNOPKI, A. V. G.; PIRES, K. H.; STABEN, L. A.; ARAÚJO, M. F.; SANT’ANA, S. P. Catálogo de artigos de educação em solos no Brasil. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020a. 164 p.

LIMA, M. R. (Ed.) et al. Experimentos na educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020b. 218 p.

LIMA, M. R.; ARAÚJO, M. F.; DOMINGUES, P. A. L.; SANT’ANA, S. P. Manual para implantação de iniciativas de educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020c. 41 p.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, n. 4, p. 733-740, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-06832006000400014. Acesso em: 9 abr. 2021.

NUNES, M. S.; AZEVEDO, R. J. G.; SILVA, P. E. A. B. A abordagem de conteúdos relativos à ciência dos solos em livros didáticos de geografia para o ensino médio. Revista de Geografia - PPGEO - UFJF, Juiz de Fora, v. 6, n. 3, p. 271-281, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/18031. Acesso em: 9 abr. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80572