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Potencialidades da extensão universitária: um relato de experiência a partir das ações do Programa Aproxime-se durante a pandemia da Covid-19

Eliane Marina Palhares Guimarães, Bruna de Oliveira Gonçalves, Márcia Marília Texeira Alves de Souza Duarte, Frederico Tunes e Sousa, Gregory Nicolas Santos, Gabriel Amorim Braga

Resumo


Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, em que o distanciamento social se tornou obrigatório, a edição do Programa Aproxime-se precisou ser adaptada ao modo remoto. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) busca realçar a presença da Universidade nos polos de Educação a Distância (EaD), estendendo a participação às comunidades locais, seguindo os requisitos da Extensão Universitária. Este relato tem como objetivo apresentar um panorama da experiência da edição de 2020 do Programa Aproxime-se, bem como ressaltar a importância de sua execução em um contexto pandêmico, fornecendo, ainda, informações sobre práticas alternativas, transdisciplinares e interdisciplinares no campo da Extensão Universitária. Apresenta-se, para tal, a metodologia construída para esse ano e os frutos obtidos com as ações. Inúmeros foram os desafios, em grande medida,  ocasionados e expandidos pela pandemia, mas a potencialidade da Extensão tornou viável a execução de um planejamento flexível, adequado às necessidades dos tempos atuais e em consonância com a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave


Educação a Distância; Extensão Universitária; Pandemia;

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80533