Open Journal Systems

PROGRAMA DE TUTORIA (“MENTORING”): PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

Matheus Francoy Alpes, Larissa Donizete Corsi, Aline Epiphanio Wolf

Resumo


A Tutoria (“Mentoring”) é considerada uma modalidade em que uma pessoa mais experiente, denominada tutor, acompanha de perto, orienta e estimula – a partir de sua experiência, conhecimento e comportamento – um jovem iniciante em sua jornada universitária. O objetivo foi caracterizar a percepção de estudantes do primeiro semestre do Curso de Fonoaudiologia sobre um Programa de Tutoria (“Mentoring”) e descrever seu funcionamento. Foi aplicado um questionário semi-estruturado construído para esta pesquisa aos alunos participantes do Programa. Os dados foram analisados quantitativamente para as questões fechadas com respostas dicotômicas (sim/não) e qualitativamente através da obtenção de categorias de ocorrência para as questões abertas. Participaram 22 estudantes no total, sendo 20 (91%) do sexo feminino e 2 (9%) do sexo masculino. O intervalo de idade foi de 18 anos a 25 anos. Para as questões fechadas, o nível de concordância foi de aproximadamente 95.5%. Quanto à experiência pessoal, identificamos que o Programa auxiliou no ingresso e adaptação à Universidade (08), no processo de ensino-aprendizagem (05), no funcionamento de ferramentas e webpages da Universidade (04), na resolução de problemas ou dúvidas (03) e acolhimento aos estudantes ingressantes (02). Foi um momento de troca de experiências, ideias, discussões e orientações acerca de diversos temas relacionados ao processo de ingresso e adaptação à Universidade. Os estudantes reconheceram igualmente que o Programa trouxe benefícios em âmbito pessoal, educacional e profissional, sugerindo que este deve ser mantido e aperfeiçoado ao longo dos anos.

Palavras-chave


Tutoria; Universidades; Fonoaudiologia.

Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i19.63775