Open Journal Systems

ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL POR MEIO JOGOS MATEMÁTICOS

Karen Vanessa Gozer Banheza, Gabriela Maria Maffi, Maria Milena Tegon Figueira, Carla Emília Staback, Mikaela Teleken de Jezus, Débora Beatriz Götz, Denis Rogério Sanches Alvez

Resumo


Nesse artigo será relatado a metodologia da Educação Não Formal e a experiência do Projeto de Extensão intitulado Jogos Matemáticos/ Educação Não-Formal, esse projeto tem como base a metodologia da Educação Não-Formal, no qual buscam através de jogos matemáticos ensinar matemática, com o intuito que os alunos aprendam com maior facilidade, além de despertar o interesse do aluno. As acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, realizaram visitas ao 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do município de Palotina-PR. A Educação Não-Formal vem sendo cada dia mais utilizada por conta de sua aplicabilidade dentro e fora de sala de aula, embora seja mais comum ocorrer fora da sala de aula. Nesse artigo é ressaltado o uso de Jogos Matemáticos, quais foram utilizados no projeto, suas características, como foram aplicados, e qual a interação e reação dos alunos ao jogar eles.


Palavras-chave


Metodologia; Ensino-Aprendizagem; Jogos Matemáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i19.62929